Avaliação/Classificação da Disciplina “Seminário”: Métodos e Técnicas de Avaliação, estudo realizado no curso de Desporto da UTAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Francisco
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Aranha, Ágata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.263
Resumo: Com o presente estudo pretendia-se verificar que tipo de avaliação, os professores orientadores de monografias do curso de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, realizam com vista à avaliação dos discentes da mesma instituição para a disciplina de seminário. As informações foram recolhidas através do preenchimento de um questionário elaborado para o efeito, os quais foram tratados realizando-se uma análise estatística descritiva e de conteúdo. Dos resultados obtidos, foi verificado que os orientadores realizam uma avaliação normativa entre os alunos que orientam (66,7%), mas por outro lado, poucos orientadores comparam os resultados dos seus alunos com os dos outros orientadores (72,2%). Em relação à avaliação criterial, todos os orientadores (100%) comparam os resultados obtidos pelos seus alunos com critérios estabelecidos no início do trabalho. A avaliação mista (normativa e criterial) é realizada por 61,1% dos orientadores. A maioria dos orientadores (72,2%) realiza uma avaliação sumativa, enquanto que somente 16,7% dos orientadores realizam uma avaliação somativa. Por último, 66,7% dos orientadores entendem que os cursos via ensino deveriam valorizar mais a formação na área da avaliação. Desta percentagem, 25% dos orientadores entendem que não há cadeiras que ensinem directamente a avaliar.
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