Marketing relacional na farmácia comunitária : o impacto do Programa Farmácias Portuguesas na lealdade do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28418
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão
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spelling Marketing relacional na farmácia comunitária : o impacto do Programa Farmácias Portuguesas na lealdade do consumidor658.8Dissertação de mestrado em GestãoNum mercado como temos nos dias de hoje, onde é visível uma forte concorrência quer ao nível das empresas concorrentes, quer ao nível das diferentes e vastas opções de produtos e serviços disponibilizados, a alternativa que se coloca para o seu crescimento e desenvolvimento é a implementação de estratégias que logram o relacionamento de longo prazo com os seus clientes. Uma premissa assente na crença que é menos custoso para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing que visam manter os clientes existentes em detrimento de contínuas conquistas de novos clientes. É neste contexto que vemos proliferar nas últimas décadas os loyalty programs, um processo de marketing que visa gerar recompensas aos clientes com base nos seus comportamentos de compra. Esta dissertação procura elucidar a importância dos loyalty programs no atual contexto competitivo, usando como objeto de estudo o Programa Farmácias Portuguesas. Um loyalty program adotado por inúmeras farmácias comunitárias, num momento em que o modelo tradicional de negócio da farmácia comunitária, à semelhança de tantos outros sectores de atividade, tem de evoluir e adaptar-se a uma nova realidade financeira, económica e social. Importa então determinar se o propósito de fidelização de clientes à farmácia, a que se propõe o Programa Farmácia Portuguesas, está a ser conseguido. Adicionalmente a determinar as consequências do programa, este estudo procurou também determinar se o programa era valorizado pelos seus membros. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existe evidência empírica de que existe uma boa perceção de valor do Programa Farmácia Portuguesas por parte dos seus membros e que a adoção de tal programa influencia positivamente, embora de forma moderada, a lealdade à farmácia.In a market like we have today, where is visible a strong competition, both in terms of competitors both in terms of different and vast options of products and services available, the alternative that puts companies for their growth and development is the implementation of strategies that seek long term relationships with their clients. This premise is based on the belief that is less expensive to the companies to develop marketing strategies that try to maintain existing costumers than to acquire new ones. It is in this context that we see proliferate, in the past few decades, the loyalty programs, a marketing process that generates rewards for costumers on the basis of their shopping behavior. This thesis seeks to elucidate the importance of loyalty programs in today’s competitive environment, using as study object the Programa Farmácias Portuguesas. A loyalty program adopted by countless community pharmacies, in a moment where the traditional model of business of the community pharmacy, like some others activity sectors, as to evolve and adapt to a new financial, economical and social reality. It is important then to determine if the goal of attracting consumers to the pharmacy, that is the quest of the Programa Farmácias Portuguesas, is being achieved. In addition to determine the consequences of loyalty programs, this study also looked to determine if the program was of value to its members. The results obtained allow us to conclude that there is empirical evidence that there is a good value perception of the Programa Farmácias Portuguesas by its members and that the adoption of the program positively influences, although moderately, the loyalty to the pharmacy.Nobre, HelenaUniversidade do MinhoRodrigues, Ana Catarina da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28418por201087324info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:59.075600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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