Branding pessoal: a influência do design emocional no Curriculum Vitae
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31401 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo estudar de que forma o design emocional pode influenciar a avaliação do Curriculum Vitae, tornando-o mais atrativo para quem perceciona. Pretende-se contribuir para potenciar o branding pessoal, numa das fases mais importantes de recrutamento, que é a seleção de currículos. Esta investigação foi realizada através do método experimental, com aplicação de questionário online onde se obteve a participação de 150 sujeitos. As variáveis consideradas recaem sobre agentes do design emocional, como o simbolismo, funcionalidade, originalidade e atratividade. Foram criadas 6 versões de currículos, onde a cor e alguns elementos gráficos foram trabalhados. Estas versões, manipuladas especificamente para esta investigação, foram testadas em comparação com o modelo de CV Europass. Concluiu-se haver maior atratividade em currículos personalizados vs. o convencional CV Europass. A cor e a capacidade de comunicação gráfica do layout revelaram afetar positivamente a atratividade do documento. Desta forma, surge a recomendação da implementação do design emocional como estratégia de branding pessoal. Esta investigação adiciona conhecimento à área do design emocional em contexto do Curriculum Vitae, potenciando a sua capacidade comunicacional. As ferramentas de comunicação, como a cor e os elementos gráficos, podem ser usadas para promover a atratividade e não meramente para informar. |
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Branding pessoal: a influência do design emocional no Curriculum VitaeBranding pessoalDesign emocionalDesign de comunicaçãoCorCurriculum VitaeEsta dissertação tem como objetivo estudar de que forma o design emocional pode influenciar a avaliação do Curriculum Vitae, tornando-o mais atrativo para quem perceciona. Pretende-se contribuir para potenciar o branding pessoal, numa das fases mais importantes de recrutamento, que é a seleção de currículos. Esta investigação foi realizada através do método experimental, com aplicação de questionário online onde se obteve a participação de 150 sujeitos. As variáveis consideradas recaem sobre agentes do design emocional, como o simbolismo, funcionalidade, originalidade e atratividade. Foram criadas 6 versões de currículos, onde a cor e alguns elementos gráficos foram trabalhados. Estas versões, manipuladas especificamente para esta investigação, foram testadas em comparação com o modelo de CV Europass. Concluiu-se haver maior atratividade em currículos personalizados vs. o convencional CV Europass. A cor e a capacidade de comunicação gráfica do layout revelaram afetar positivamente a atratividade do documento. Desta forma, surge a recomendação da implementação do design emocional como estratégia de branding pessoal. Esta investigação adiciona conhecimento à área do design emocional em contexto do Curriculum Vitae, potenciando a sua capacidade comunicacional. As ferramentas de comunicação, como a cor e os elementos gráficos, podem ser usadas para promover a atratividade e não meramente para informar.This dissertation aims to study how emotional design can influence the evaluation of Curriculum Vitae, making it more attractive. Thus, it is intended to contribute to the enhancement of personal branding, in one of the most important stages of recruitment, which is the selection of resumes. This investigation was carried out through the experimental method, using an online questionnaire in which 150 subjects participated. The variables considered fall on agents of emotional design, such as symbolism, functionality, originality, and attractiveness. Six versions of curricula were created, where color and some graphic elements were manipulated. These versions, handled specifically for this investigation, were tested against the Europass CV model. It was concluded that there is greater attractiveness in personalized curricula vs. the conventional Europass CV. The layout's color and graphic communication capabilities have been shown to positively affect the attractiveness of the document. Thus, the recommendation of the implementation of emotional design as a personal branding strategy. This research adds knowledge to the area of emotional design in the context of Curriculum Vitae, alerting to its communicative capacity. Communication tools such as color and graphics can be used to promote attractiveness rather than merely to inform.Martinez, LuisaRepositório ComumCruz, Maria Isabel Rainha Miranda Nunes da2020-02-14T17:23:02Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31401202444180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:24.549641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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