Da contagem à (re)solução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Sara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525
Resumo: O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”.
id RCAP_998a0082b94755127c0f0c540686dbb0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da contagem à (re)solução de problemasEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoResolução de problemasNúmeroO presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”.2015-03-16T12:32:10Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1525TID:201451611porPimenta, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:55.887017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da contagem à (re)solução de problemas
title Da contagem à (re)solução de problemas
spellingShingle Da contagem à (re)solução de problemas
Pimenta, Sara
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Resolução de problemas
Número
title_short Da contagem à (re)solução de problemas
title_full Da contagem à (re)solução de problemas
title_fullStr Da contagem à (re)solução de problemas
title_full_unstemmed Da contagem à (re)solução de problemas
title_sort Da contagem à (re)solução de problemas
author Pimenta, Sara
author_facet Pimenta, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Resolução de problemas
Número
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Resolução de problemas
Número
description O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-16T12:32:10Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525
TID:201451611
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525
identifier_str_mv TID:201451611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623132758016