As potencialidades do software GRID na promoção da comunicação e Inclusão social de alunos com multideficiência: contributos de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, José Manuel Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6072
Resumo: A comunicação é uma inevitabilidade social para qualquer cidadão, tenha ela ou não, limitações de qualquer espécie, pelo que o estabelecimento de interações com o meio que o rodeia, tornam-se imprescindíveis aos olhos de toda a sociedade, como fatores cruciais para inclusão social do indivíduo. No presente projeto procura-se explorar e perceber em que medida o software GRID promove a comunicação, interação e inclusão de um aluno com Multideficiência, que frequenta uma Unidade de Apoio Especializado (UAEM) do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas da Região Sul (AERS). Neste contexto, foram elencados os seguintes objetivos: i) Compreender as perspetivas dos professores do AERS sobre os benefícios e barreiras da inclusão de alunos com Multideficiência em contexto regular de ensino; ii) Analisar as perspetivas dos professores de um AERS sobre a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)/tecnologias de apoio e a sua influência na promoção da inclusão e das competências de comunicação/interação de alunos com Multideficiência com os pares, professores e assistentes operacionais, em contexto de ensino; iii) Conhecer as perspetivas dos professores de educação especial sobre as potencialidades e dificuldades de utilização do software GRID na promoção de competências pessoais, académicas, sociais e de inclusão de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS; iv) Conhecer o perfil de funcionalidade do aluno com Multideficiência, bem como as medidas educativas e estratégias educativas previstas no seu PEI; v) Analisar a participação em atividades escolares, lúdicas e AVD`s de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS. Optou-se por um estudo de caso, sendo que procurámos também conhecer as perceções dos professores do AERS e da UAEM sobre os Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (SAAC)/tecnologias de apoio e o software Grid, bem como explorar o comportamento e interações do aluno com e sem o apoio do Grid. Além do aluno, foram envolvidos no estudo 50 professores do Ensino Regular e de Educação Especial da AERS e da respetiva UAEM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: pesquisa documental, observação naturalista, questionário e entrevista estruturada. Os resultados obtidos revelam uma forte concordância em relação à importância dos SAAC, em especial o software GRID, no desenvolvimento de competências de comunicação e interação, bem como na inclusão social e escolar do aluno com Multideficiência. Constatou-se igualmente, que os docentes sem formação em Educação Especial parecem revelar um maior desconhecimento sobre os objetivos e importância da CAA ao nível da comunicação e linguagem dos alunos com Multideficiência. Ficou salientado e suportado por autores, que a formação adequada dos docentes do ensino regular torna-se fundamental para o sucesso das estratégias de inclusão social e escolar dos alunos com Multideficiência.
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Neste contexto, foram elencados os seguintes objetivos: i) Compreender as perspetivas dos professores do AERS sobre os benefícios e barreiras da inclusão de alunos com Multideficiência em contexto regular de ensino; ii) Analisar as perspetivas dos professores de um AERS sobre a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)/tecnologias de apoio e a sua influência na promoção da inclusão e das competências de comunicação/interação de alunos com Multideficiência com os pares, professores e assistentes operacionais, em contexto de ensino; iii) Conhecer as perspetivas dos professores de educação especial sobre as potencialidades e dificuldades de utilização do software GRID na promoção de competências pessoais, académicas, sociais e de inclusão de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS; iv) Conhecer o perfil de funcionalidade do aluno com Multideficiência, bem como as medidas educativas e estratégias educativas previstas no seu PEI; v) Analisar a participação em atividades escolares, lúdicas e AVD`s de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS. 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Constatou-se igualmente, que os docentes sem formação em Educação Especial parecem revelar um maior desconhecimento sobre os objetivos e importância da CAA ao nível da comunicação e linguagem dos alunos com Multideficiência. Ficou salientado e suportado por autores, que a formação adequada dos docentes do ensino regular torna-se fundamental para o sucesso das estratégias de inclusão social e escolar dos alunos com Multideficiência.Communication is a social inevitability for any citizen, whether or not she has limitations of any kind, so the establishment of interactions with the environment that surrounds them, become essential in the eyes of all society, as crucial factors for social inclusion of the individual. This project aims to explore and understand the main motivations and perceptions of teachers, both regular and special education, in the decision and definition of strategies and methods applied to students with Multideficiency in the teaching and learning process, communication and communicative interactions, as well as trying to understand and assess the role of CAA Systems, specifically GRID software, in the promotion of communication / social interaction and inclusion of students with severe motor neurodemobility (PNM) / Multideficiency. To this end, the following objectives were listed: i) Understand the perspectives of teachers of an AERS on the benefits and barriers of inclusion of students with Multideficiency in a regular context of teaching; ii) Analyze the perspectives of AERS teachers on AAC / assistive technologies and their influence in promoting the inclusion and communication / interaction skills of students with multideficiency with peers, teachers and operational assistants in the context of teaching; iii) To know the perspectives of the special education teachers about the potentialities and difficulties of using the GRID software in the promotion of personal, academic, social and inclusion skills of a student with multideficiency, of the UAEM, of an AERS; iv) To know the profile of functionality of the student with multideficiency, as well as the educational measures and educational strategies foreseen in his / her IEP; v) Analyze the participation in school, play and ADL activities of a student with multideficiency, of the UAEM, of an AERS. We chose a quantitative study, based on closedquestion questionnaires and questionnaires of Linkert-type questions, applied to a sample of 50 AERS teachers, selected through simple random sampling; and a qualitative study, based on three interviews with Special Education teachers and on naturalistic observations applied to a student with multideficiency belonging to an UAEM. The results obtained show a strong agreement with regard to the importance of SAAC, especially GRID software, multideficiency and social and school inclusion of a student with multideficiency. It was also observed that teachers with no special education background reveal a greater lack of knowledge about the objectives and importance of the CAA in the communication and language of students with multideficiency. It was emphasized and supported by authors that the adequate training of teachers of regular education becomes fundamental for the success of the strategies of social and school inclusion of the students with multideficiency.Felizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAmaral, José Manuel Neves2020-12-14T01:30:18Z2018-12-142018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6072TID:202346641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.732690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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