História e cidadania - Um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luís Alberto Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191
Resumo: Quando se fala hoje na didáctica da História, privilegia-se muitas vezes o imediatamente utilizável ou transmissível a alunos médios, insistindo-se muitas vezes na quantidade de recursos com essas características, em prejuízo de uma concepção mais global das aprendizagens tidas como essenciais. A didáctica da História não é excepção embora o seu "conteúdo escolar" (vulgo programas) e o seu objecto científico se prestem a enfoques muito diversos e, sobretudo, a perspectivas que apontam para uma formação que permite atingir um conjunto de princípios intemporais.
id RCAP_9b4bd3be556b019133b66cb2d9fe4546
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História e cidadania - Um desafioQuando se fala hoje na didáctica da História, privilegia-se muitas vezes o imediatamente utilizável ou transmissível a alunos médios, insistindo-se muitas vezes na quantidade de recursos com essas características, em prejuízo de uma concepção mais global das aprendizagens tidas como essenciais. A didáctica da História não é excepção embora o seu "conteúdo escolar" (vulgo programas) e o seu objecto científico se prestem a enfoques muito diversos e, sobretudo, a perspectivas que apontam para uma formação que permite atingir um conjunto de princípios intemporais.Conselho Cultural da Universidade do Minho2019-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191Forum; N.º 32 (2002); 81-960871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191/2355Alves, Luís Alberto Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:41Zoai:journals.uminho.pt:article/2191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:35.327854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História e cidadania - Um desafio
title História e cidadania - Um desafio
spellingShingle História e cidadania - Um desafio
Alves, Luís Alberto Marques
title_short História e cidadania - Um desafio
title_full História e cidadania - Um desafio
title_fullStr História e cidadania - Um desafio
title_full_unstemmed História e cidadania - Um desafio
title_sort História e cidadania - Um desafio
author Alves, Luís Alberto Marques
author_facet Alves, Luís Alberto Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luís Alberto Marques
description Quando se fala hoje na didáctica da História, privilegia-se muitas vezes o imediatamente utilizável ou transmissível a alunos médios, insistindo-se muitas vezes na quantidade de recursos com essas características, em prejuízo de uma concepção mais global das aprendizagens tidas como essenciais. A didáctica da História não é excepção embora o seu "conteúdo escolar" (vulgo programas) e o seu objecto científico se prestem a enfoques muito diversos e, sobretudo, a perspectivas que apontam para uma formação que permite atingir um conjunto de princípios intemporais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191
url https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2191/2355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Forum; N.º 32 (2002); 81-96
0871-0422
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131540086587392