A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3410 |
Resumo: | O presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012. |
id |
RCAP_9b4ce82aad380b3eea89923dabb51967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanholLíngua espanholaLíngua espanhola - Ensino-aprendizagemLíngua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicaçãoLíngua espanhola - Aspectos pedagógicosO presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.Este informe consta de tres partes, que están estrechamente relacionadas entre sí; en él se refleja un estudio sobre la importancia de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación en la enseñanza y en el aprendizaje de una lengua extranjera. En la primera parte abordé la importancia de las TIC en las clases de lengua española, teniendo en cuenta que el uso de estos recursos es un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la sociedad actual, marcada por la era digital, por el progreso y por la información, donde ésta circula de una manera rápida y accesible a todos, cabe a la escuela y a los profesores orientar, desarrollar e inculcar en los alumnos conocimientos que les permitan hacer un análisis crítico y selectivo de esa información. En la segunda parte, incidí sobre la presencia de las TIC en los métodos de español, no olvidando la importancia de éste como recurso pedagógico fundamental en el aprendizaje del alumno, abordé la importancia de las TIC en la motivación e interés de los alumnos y profesores en todo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por último, dediqué la tercera y última parte del trabajo a la práctica pedagógica, realizada en el “Agrupamento de Escolas Grão Vasco” en conjunto con la “Universidade da Beira Interior”, donde efectué un abordaje a la escuela y al grupo donde realicé mi práctica. Abordé las clases asistidas a las que fui sujeta, su ejecución, su planificación, así como todo el trabajo desarrollado y todas las formaciones a las que asistí en el año lectivo 2011/2012.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumBeirão, Celina Isabel Soares2015-05-29T14:27:45Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.142357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
title |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
spellingShingle |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol Beirão, Celina Isabel Soares Língua espanhola Língua espanhola - Ensino-aprendizagem Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação Língua espanhola - Aspectos pedagógicos |
title_short |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
title_full |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
title_fullStr |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
title_full_unstemmed |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
title_sort |
A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol |
author |
Beirão, Celina Isabel Soares |
author_facet |
Beirão, Celina Isabel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beirão, Celina Isabel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Língua espanhola - Ensino-aprendizagem Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação Língua espanhola - Aspectos pedagógicos |
topic |
Língua espanhola Língua espanhola - Ensino-aprendizagem Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação Língua espanhola - Aspectos pedagógicos |
description |
O presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-06 2012-01-01T00:00:00Z 2015-05-29T14:27:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3410 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345486000128 |