A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beirão, Celina Isabel Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3410
Resumo: O presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.
id RCAP_9b4ce82aad380b3eea89923dabb51967
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanholLíngua espanholaLíngua espanhola - Ensino-aprendizagemLíngua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicaçãoLíngua espanhola - Aspectos pedagógicosO presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.Este informe consta de tres partes, que están estrechamente relacionadas entre sí; en él se refleja un estudio sobre la importancia de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación en la enseñanza y en el aprendizaje de una lengua extranjera. En la primera parte abordé la importancia de las TIC en las clases de lengua española, teniendo en cuenta que el uso de estos recursos es un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la sociedad actual, marcada por la era digital, por el progreso y por la información, donde ésta circula de una manera rápida y accesible a todos, cabe a la escuela y a los profesores orientar, desarrollar e inculcar en los alumnos conocimientos que les permitan hacer un análisis crítico y selectivo de esa información. En la segunda parte, incidí sobre la presencia de las TIC en los métodos de español, no olvidando la importancia de éste como recurso pedagógico fundamental en el aprendizaje del alumno, abordé la importancia de las TIC en la motivación e interés de los alumnos y profesores en todo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por último, dediqué la tercera y última parte del trabajo a la práctica pedagógica, realizada en el “Agrupamento de Escolas Grão Vasco” en conjunto con la “Universidade da Beira Interior”, donde efectué un abordaje a la escuela y al grupo donde realicé mi práctica. Abordé las clases asistidas a las que fui sujeta, su ejecución, su planificación, así como todo el trabajo desarrollado y todas las formaciones a las que asistí en el año lectivo 2011/2012.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumBeirão, Celina Isabel Soares2015-05-29T14:27:45Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.142357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
title A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
spellingShingle A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
Beirão, Celina Isabel Soares
Língua espanhola
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação
Língua espanhola - Aspectos pedagógicos
title_short A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
title_full A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
title_fullStr A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
title_full_unstemmed A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
title_sort A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol
author Beirão, Celina Isabel Soares
author_facet Beirão, Celina Isabel Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, José Henrique Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Beirão, Celina Isabel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação
Língua espanhola - Aspectos pedagógicos
topic Língua espanhola
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem
Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação
Língua espanhola - Aspectos pedagógicos
description O presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-06
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T14:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3410
url http://hdl.handle.net/10400.6/3410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345486000128