O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44534
Resumo: O presente estudo assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido conferida, em Portugal, à área de Botânica nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental 1. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didáticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências da Natureza, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Assim, surgem a variação da terminologia dos livros didáticos, a substituição do texto pelas imagens, a descomplexificação, a desconceitualização, os contextos didáticos de Botânica e a conservação dos conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões do ensino da Botânica.
id RCAP_9b4df1674af19365766d30cecac690f7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1The Teaching of Botany in Last Century in Portugal: analysis of school textbooks of primary school education 1Botânica EscolarLivros DidáticosEnsino Fundamental 1Ciências da Natureza.Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido conferida, em Portugal, à área de Botânica nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental 1. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didáticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências da Natureza, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Assim, surgem a variação da terminologia dos livros didáticos, a substituição do texto pelas imagens, a descomplexificação, a desconceitualização, os contextos didáticos de Botânica e a conservação dos conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões do ensino da Botânica.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalPrograma de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade do MinhoGuimarães, Fernando20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44534por1413-0963http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:36.048080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
The Teaching of Botany in Last Century in Portugal: analysis of school textbooks of primary school education 1
title O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
spellingShingle O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
Guimarães, Fernando
Botânica Escolar
Livros Didáticos
Ensino Fundamental 1
Ciências da Natureza.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
title_full O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
title_fullStr O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
title_full_unstemmed O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
title_sort O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1
author Guimarães, Fernando
author_facet Guimarães, Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica Escolar
Livros Didáticos
Ensino Fundamental 1
Ciências da Natureza.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Botânica Escolar
Livros Didáticos
Ensino Fundamental 1
Ciências da Natureza.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido conferida, em Portugal, à área de Botânica nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental 1. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didáticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências da Natureza, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Assim, surgem a variação da terminologia dos livros didáticos, a substituição do texto pelas imagens, a descomplexificação, a desconceitualização, os contextos didáticos de Botânica e a conservação dos conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões do ensino da Botânica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44534
url http://hdl.handle.net/1822/44534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-0963
http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeio
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132782163656704