Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carina Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5290
Resumo: O interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido.
id RCAP_9b83e7c1139520fc9c0eded3c4ddbb0f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismoINFORMÁTICAEMPREENDEDORISMOINOVAÇÃO TECNOLÓGICACOMÉRCIO ELETRÓNICOMESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOCOMPUTER SCIENCEENTREPRENEURSHIPTECHNOLOGICAL INNOVATIONE-COMMERCEO interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido.Interest in the areas of business success and entrepreneurship is at a significant growth. The advancement of technology over the time has increased the prospects and personal ambitions. This is where this subject-matter stands out more. When it is well studied and applied in practice, it translates into success and personal achievement. The technology brings improvements for this area. By using tools for the automatic organization and discovery, one can overcome errors introduced by humans. This dissertation is a case study and research on the application and importance of the entrepreneurship. In this theoretical study, we present the definitions and characteristics of the entrepreneurship as well as the exploration and explanation of the steps that must be followed in order to achieve success and financial rewards. Some practical steps to success are also presented with the theoretical development. These steps are guidelines to create a business when applied in the real world. The key theme in this work focuses on one existing company in the field of esthetics, which aims the female and male beauty. The core idea of this dissertation is to highlight improvements that can be made in this company in order to significantly increase their revenues, by exposing the business to the Web and achieving online sales using Web technologies. The study refers to an existent physical store and the new e-commerce store added to this establishment, providing varied media and advertising content.2014-07-15T12:42:10Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5290TID:201269260porBarbosa, Carina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:28.355017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
title Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
spellingShingle Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
Barbosa, Carina Sousa
INFORMÁTICA
EMPREENDEDORISMO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
COMÉRCIO ELETRÓNICO
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMPUTER SCIENCE
ENTREPRENEURSHIP
TECHNOLOGICAL INNOVATION
E-COMMERCE
title_short Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
title_full Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
title_fullStr Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
title_full_unstemmed Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
title_sort Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
author Barbosa, Carina Sousa
author_facet Barbosa, Carina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv INFORMÁTICA
EMPREENDEDORISMO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
COMÉRCIO ELETRÓNICO
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMPUTER SCIENCE
ENTREPRENEURSHIP
TECHNOLOGICAL INNOVATION
E-COMMERCE
topic INFORMÁTICA
EMPREENDEDORISMO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
COMÉRCIO ELETRÓNICO
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMPUTER SCIENCE
ENTREPRENEURSHIP
TECHNOLOGICAL INNOVATION
E-COMMERCE
description O interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-15T12:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5290
TID:201269260
url http://hdl.handle.net/10437/5290
identifier_str_mv TID:201269260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231575605248