Vivências divertidas para aprendizagens significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Patricia Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12787
Resumo: Pretende-se, com o presente relatório, documentar as componentes de estágio inerentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Tendo as orientações das OCEPE e do Programa do 1.º Ciclo como enquadramento conceptual, a educação pré-escolar é entendida como uma etapa inicial responsável por assegurar condições necessárias para a aprendizagem das crianças, e o ensino básico como uma etapa subsequente em que o princípio democrático subjacente ao sistema educativo é amplamente concretizado. Neste sentido, foi tida em consideração a finalidade comum de promover a qualidade da formação e educação, assegurando uma continuidade educativa do processo de aprendizagem e, consequentemente, uma progressão sem lacunas entre as experiências vividas na fase pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, de modo a fomentar a aquisição de competências essenciais para a formação ao longo da vida. Todo o meu percurso de estágio é apresentado neste documento através de uma perspetiva descritiva e reflexiva (tendo por base a consulta cuidada de diversas fontes bibliográficas de referência), em que se evidenciam aspetos que contribuíram para um enriquecimento pessoal, académico e profissional. As experiências-chave realizadas – a importância do brincar, o envolvimento parental, a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo, os trabalhos de casa e as dificuldades de aprendizagem – conjuntamente com a minha investigação sobre a alimentação, são assim, as principais temáticas abordadas no presente relatório, dado que constituíram os grandes desafios no processo de aprendizagem apresentado.
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