Perfil Cognitivo e Perfil de Capacidades e Dificuldades de Crian?as com Perturba??es de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Elo?sa Val Ovelha Viana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/647
Resumo: Apesar da Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o (PHDA) ser uma das perturba??es mais estudadas nos ?ltimos anos, a defini??o da avalia??o com vista ao seu diagn?stico est? longe de ser consensual. Neste estudo quantitativo, transversal, foram avaliadas duas amostras de crian?as com recurso ? Escala de Intelig?ncia de Wechsler para Crian?as ? III (WISCIII), duas amostras de pais com recurso ao Question?rio de Capacidades e Dificuldades (Vers?o para pais) e duas amostras de professores com recurso ao Question?rio de Capacidades e Dificuldades (Vers?o para professores). Os resultados demonstram que as crian?as com PHDA apresentam um perfil cognitivo globalmente inferior ao das crian?as sem diagn?stico de PHDA, mantendo no entanto, um Coeficiente Verbal (QIV) superior ao Coeficiente de Realiza??o (QIR). Para o perfil de capacidades e de dificuldades, as crian?as com esta perturba??o demonstram genericamente dificuldades mais acentuadas do que as crian?as sem PHDA. A multiplicidade de sintomas que caracterizam as crian?as com esta perturba??o, levam os investigadores a diferentes linhas de orienta??o. Desta forma, a defini??o de um perfil tipo para estas crian?as poder? auxiliar na avalia??o, no diagn?stico, na interven??o e na concord?ncia entre os profissionais de sa?de. / Despite Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most studied disorders in the past years, the definition of the assessment for the purpose of diagnosis is far from consensual. In this quantitative and cross-finding study, two samples of children were assessed using the Wechsler Intelligence Scale for Children - III (WISC-III), two samples of parents were assessed using the Strengths and Difficulties Questionnaire (parent version) and two samples of teachers were assessed using Strengths and Difficulties Questionnaire (teacher version). The results show that children with ADHD have an overall lower cognitive profile in comparison to children without the diagnosis of ADHD, while maintaining a better Verbal Coefficient than the Performance Coefficient. In relation to the profile of strengths and difficulties, children with this disorder generally show more pronounced difficulties than children without ADHD. The multiplicity of symptoms that characterize children with this disorder, lead investigators to different guidelines. Thus, the definition of a profile type for these children may assist the assessment, the diagnosis, the intervention and the agreement among health professionals.
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