Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1291
Resumo: O presente relatório de estágio dá conta de todo um processo de formação e intervenção nos contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo um percurso de constante aprendizagem contempla o trabalho elaborado com duas turmas diferentes, uma de 3º ano e outra de 6º ano de escolaridade. A pertinência do título tem a ver com o tipo de perfil a que nos candidatamos – docente generalista, este, sendo um profissional que atua em várias áreas consegue dar resposta a diversos desafios interligando e fazendo uso da interdisciplinaridade para favorecer a aprendizagem dos alunos. A atitude reflexiva é também um dos princípios fundamentais de qualquer docente, pelo que será feita uma reflexão de todo o trajeto e evolução que esteve por de trás da intervenção em estágio. Tratando-se de um ensaio, uma vez que nos encontrámos perante turmas conduzidas por outros professores, marca o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante rumo à profissão docente. A dinâmica de continuidade entre os ciclos, a articulação e sequência das aprendizagens são exigências que se colocam a um docente generalista. E portanto, este documento explicita os pressupostos e exigências que estão implicadas na formação e intervenção do docente generalista, fazendo um confronto com os vários autores que se ocupam da investigação ao nível da educação. ABSTRACT This trainee-ship report gives an account of the whole process of training and intervention in the contexts of 1st and 2nd cycle of basic education. Being a constant learning path, it includes work developed with two different classes, one of 3rd year and another of 6th grade. The relevance of the title have to do with the type of profile that we aply for - teaching generalist, this being a professional who works in several areas can respond to various challenges connecting and making use of interdisciplinary to promote student learning. The reflexive attitude is also one of the fundamental principles of any teacher, so there will be a reflection of the entire path and evolution that was from behind the intervention of the trainee-ship. Beeing a test, we met before classes conducted by other teachers, it marks the personal and professional development as a student towards the teaching profession. The dynamics of continuity between cycles, the articulation and sequence of learning are demands on a teaching generalist. Therefore, this document explains the assumptions and requirements that are involved in training and teaching generalist intervention, making a confrontation with various authors dealing with research in education. ESEPF17
id RCAP_9c6796d0c61d51173c9f410222b5d30b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaO presente relatório de estágio dá conta de todo um processo de formação e intervenção nos contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo um percurso de constante aprendizagem contempla o trabalho elaborado com duas turmas diferentes, uma de 3º ano e outra de 6º ano de escolaridade. A pertinência do título tem a ver com o tipo de perfil a que nos candidatamos – docente generalista, este, sendo um profissional que atua em várias áreas consegue dar resposta a diversos desafios interligando e fazendo uso da interdisciplinaridade para favorecer a aprendizagem dos alunos. A atitude reflexiva é também um dos princípios fundamentais de qualquer docente, pelo que será feita uma reflexão de todo o trajeto e evolução que esteve por de trás da intervenção em estágio. Tratando-se de um ensaio, uma vez que nos encontrámos perante turmas conduzidas por outros professores, marca o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante rumo à profissão docente. A dinâmica de continuidade entre os ciclos, a articulação e sequência das aprendizagens são exigências que se colocam a um docente generalista. E portanto, este documento explicita os pressupostos e exigências que estão implicadas na formação e intervenção do docente generalista, fazendo um confronto com os vários autores que se ocupam da investigação ao nível da educação. ABSTRACT This trainee-ship report gives an account of the whole process of training and intervention in the contexts of 1st and 2nd cycle of basic education. Being a constant learning path, it includes work developed with two different classes, one of 3rd year and another of 6th grade. The relevance of the title have to do with the type of profile that we aply for - teaching generalist, this being a professional who works in several areas can respond to various challenges connecting and making use of interdisciplinary to promote student learning. The reflexive attitude is also one of the fundamental principles of any teacher, so there will be a reflection of the entire path and evolution that was from behind the intervention of the trainee-ship. Beeing a test, we met before classes conducted by other teachers, it marks the personal and professional development as a student towards the teaching profession. The dynamics of continuity between cycles, the articulation and sequence of learning are demands on a teaching generalist. Therefore, this document explains the assumptions and requirements that are involved in training and teaching generalist intervention, making a confrontation with various authors dealing with research in education. ESEPF172013-10-30T12:38:02Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1291TID:201908620porLopes, Liliana Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.446169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
title Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
spellingShingle Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
Lopes, Liliana Sousa
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
title_short Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
title_full Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
title_fullStr Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
title_full_unstemmed Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
title_sort Construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista
author Lopes, Liliana Sousa
author_facet Lopes, Liliana Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Liliana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
description O presente relatório de estágio dá conta de todo um processo de formação e intervenção nos contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo um percurso de constante aprendizagem contempla o trabalho elaborado com duas turmas diferentes, uma de 3º ano e outra de 6º ano de escolaridade. A pertinência do título tem a ver com o tipo de perfil a que nos candidatamos – docente generalista, este, sendo um profissional que atua em várias áreas consegue dar resposta a diversos desafios interligando e fazendo uso da interdisciplinaridade para favorecer a aprendizagem dos alunos. A atitude reflexiva é também um dos princípios fundamentais de qualquer docente, pelo que será feita uma reflexão de todo o trajeto e evolução que esteve por de trás da intervenção em estágio. Tratando-se de um ensaio, uma vez que nos encontrámos perante turmas conduzidas por outros professores, marca o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante rumo à profissão docente. A dinâmica de continuidade entre os ciclos, a articulação e sequência das aprendizagens são exigências que se colocam a um docente generalista. E portanto, este documento explicita os pressupostos e exigências que estão implicadas na formação e intervenção do docente generalista, fazendo um confronto com os vários autores que se ocupam da investigação ao nível da educação. ABSTRACT This trainee-ship report gives an account of the whole process of training and intervention in the contexts of 1st and 2nd cycle of basic education. Being a constant learning path, it includes work developed with two different classes, one of 3rd year and another of 6th grade. The relevance of the title have to do with the type of profile that we aply for - teaching generalist, this being a professional who works in several areas can respond to various challenges connecting and making use of interdisciplinary to promote student learning. The reflexive attitude is also one of the fundamental principles of any teacher, so there will be a reflection of the entire path and evolution that was from behind the intervention of the trainee-ship. Beeing a test, we met before classes conducted by other teachers, it marks the personal and professional development as a student towards the teaching profession. The dynamics of continuity between cycles, the articulation and sequence of learning are demands on a teaching generalist. Therefore, this document explains the assumptions and requirements that are involved in training and teaching generalist intervention, making a confrontation with various authors dealing with research in education. ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30T12:38:02Z
2013-07-10T00:00:00Z
2013-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1291
TID:201908620
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1291
identifier_str_mv TID:201908620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621033508864