Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Maria Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47346
Resumo: Em contexto escolar, aceita-se habitualmente que o oral é algo que está reservado à família e ao meio em que a criança está inserida e que à escola competirá, sobretudo, ensinar a ler e a escrever (CASSANY et al., 2007). No entanto, nem todas as formas de comunicação oral são espontâneas e informais, requerendo, muitas delas, preparação e elaboração, sendo, por isso, essencial o seu ensino explícito. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada numa escola portuguesa do 1.º ciclo do concelho de Setúbal, que envolveu 16 alunos de uma turma do 2.º ano da escolaridade, com idades entre os 7 e os 8 anos. Definido o tema a pesquisar, foi proposta a planificação e apresentação de uma exposição oral, tendo como suporte o póster. As evidências recolhidas permitem concluir que o processo foi importante para o desempenho final dos alunos e que estes demonstraram ter adquirido algumas das competências básicas essenciais para um bom desempenho oral.
id RCAP_9c7a6e08fac81afbc22b2fb3cef56cf3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridadeExposição oral1.º ciclo do ensino básicoPlanificação do oralModelo Big6Em contexto escolar, aceita-se habitualmente que o oral é algo que está reservado à família e ao meio em que a criança está inserida e que à escola competirá, sobretudo, ensinar a ler e a escrever (CASSANY et al., 2007). No entanto, nem todas as formas de comunicação oral são espontâneas e informais, requerendo, muitas delas, preparação e elaboração, sendo, por isso, essencial o seu ensino explícito. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada numa escola portuguesa do 1.º ciclo do concelho de Setúbal, que envolveu 16 alunos de uma turma do 2.º ano da escolaridade, com idades entre os 7 e os 8 anos. Definido o tema a pesquisar, foi proposta a planificação e apresentação de uma exposição oral, tendo como suporte o póster. As evidências recolhidas permitem concluir que o processo foi importante para o desempenho final dos alunos e que estes demonstraram ter adquirido algumas das competências básicas essenciais para um bom desempenho oral.Repositório ComumPinto, Mariana OliveiraGil, Maria Beatriz2023-10-19T08:27:57Z2022-09-142023-10-18T23:27:29Z2022-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47346porPinto, M. O. & Gil, M. B.(2022). Da seleção de informação à comunicação oral: Uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), 170-197.1982-2243cv-prod-310950010.34019/1982-2243.2022.v26.37931info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-26T03:15:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:18.299092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
title Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
spellingShingle Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
Pinto, Mariana Oliveira
Exposição oral
1.º ciclo do ensino básico
Planificação do oral
Modelo Big6
title_short Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
title_full Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
title_fullStr Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
title_sort Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade
author Pinto, Mariana Oliveira
author_facet Pinto, Mariana Oliveira
Gil, Maria Beatriz
author_role author
author2 Gil, Maria Beatriz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Gil, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição oral
1.º ciclo do ensino básico
Planificação do oral
Modelo Big6
topic Exposição oral
1.º ciclo do ensino básico
Planificação do oral
Modelo Big6
description Em contexto escolar, aceita-se habitualmente que o oral é algo que está reservado à família e ao meio em que a criança está inserida e que à escola competirá, sobretudo, ensinar a ler e a escrever (CASSANY et al., 2007). No entanto, nem todas as formas de comunicação oral são espontâneas e informais, requerendo, muitas delas, preparação e elaboração, sendo, por isso, essencial o seu ensino explícito. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada numa escola portuguesa do 1.º ciclo do concelho de Setúbal, que envolveu 16 alunos de uma turma do 2.º ano da escolaridade, com idades entre os 7 e os 8 anos. Definido o tema a pesquisar, foi proposta a planificação e apresentação de uma exposição oral, tendo como suporte o póster. As evidências recolhidas permitem concluir que o processo foi importante para o desempenho final dos alunos e que estes demonstraram ter adquirido algumas das competências básicas essenciais para um bom desempenho oral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
2022-09-14T00:00:00Z
2023-10-19T08:27:57Z
2023-10-18T23:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47346
url http://hdl.handle.net/10400.26/47346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, M. O. & Gil, M. B.(2022). Da seleção de informação à comunicação oral: Uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, 26 (1), 170-197.
1982-2243
cv-prod-3109500
10.34019/1982-2243.2022.v26.37931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408388308993