Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7372 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Observação e Análise de Relação Educativa, Faculdade de Ciências Exactas e Humanas, Universidade do Algarve, 2003 |
id |
RCAP_9cd85cc99ada109beef9048bdaade6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superiorRelação educativaEnsino superiorRendimento escolarTransiçãoAdaptaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Observação e Análise de Relação Educativa, Faculdade de Ciências Exactas e Humanas, Universidade do Algarve, 2003Na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, o jovem adulto confronta-se com um conjunto de desafios inerentes à nova vida académica. Estes desafios iniciam-se com a adaptação à Universidade e, a este nível, os problemas podem surgir associados a dificuldades e exigências relacionadas com as actividades académicas, interpessoais e sociais, que o conduzem ao insucesso escolar, senão ao abandono dos estudos. O presente estudo teve como objectivos a descrição dos níveis de adaptação e de rendimento dos alunos do 1º e 4º anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem, bem como a análise da relação entre a adaptação à universidade e o rendimento académico.In the transition from the Secondary School to University, the young adult is faced with a number of challenges related to the new academic life. These challenges begin with the adaptation to University and, at this level, problems may arise connected with difficulties and demands either in academic activities or in personal and social relationships, which may lead him to school unsuccess or even to give up learning. The goal of this survey is to describe the different levels of adaptation and fulfilment of students of the 1st and 4th grades of Nursing University degree, as well as the analysis of the relationship between the adaptation to university and the academic progress.Gonçalves, FernandoAlmeida, LeandroSapientiaHorta, Luís Manuel Agostinho2015-12-23T15:19:27Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:30Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:46.422820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
title |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
spellingShingle |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior Horta, Luís Manuel Agostinho Relação educativa Ensino superior Rendimento escolar Transição Adaptação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
title_full |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
title_fullStr |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
title_sort |
Adaptação e rendimento académico de alunos do ensino superior |
author |
Horta, Luís Manuel Agostinho |
author_facet |
Horta, Luís Manuel Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Almeida, Leandro Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horta, Luís Manuel Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação educativa Ensino superior Rendimento escolar Transição Adaptação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Relação educativa Ensino superior Rendimento escolar Transição Adaptação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Observação e Análise de Relação Educativa, Faculdade de Ciências Exactas e Humanas, Universidade do Algarve, 2003 |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2003-01-01T00:00:00Z 2015-12-23T15:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7372 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133221141610496 |