Motivação e autonomia na intervenção vocacional na adolescência: Um estudo de clusters
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1942 |
Resumo: | A investigação sobre a motivação para a intervenção e a perceção de suporte à autonomia tem mostrado que estas variáveis exercem uma influência significativa nos processos e resultados da intervenção. Contudo, a exploração destas variáveis no contexto da intervenção vocacional tem sido escassa. O presente estudo pretende contribuir para esta linha de investigação, procurando avaliar a relação entre as formas de motivação para a intervenção vocacional em contexto escolar e o suporte à autonomia proporcionado pelo/a psicólogo/a nessa mesma intervenção, identificando grupos de indivíduos homogéneos entre si, em termos do seu funcionamento nestas variáveis. Espera-se, ainda, explorar a forma como a relação destas variáveis influencia o processo de intervenção em termos de aliança com o/a psicólogo/a e mudanças percebidas, bem como os resultados de exploração e de identidade vocacional. Participaram neste estudo 139 alunos do 9º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado no norte do país (46.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos (M = 14.09, DP = .31). A análise de clusters permitiu a identificação de três perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os alunos. Existem diferenças significativas entre clusters de alunos nas variáveis de avaliação subjetiva do processo de intervenção vocacional e seus resultados. Desta forma, é evidente a necessidade de se distinguir os alunos nos vários níveis de motivação e na perceção de suporte à autonomia no contexto da intervenção vocacional. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões para a investigação futura e implicações ao nível psicoeducacional. |
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A investigação sobre a motivação para a intervenção e a perceção de suporte à autonomia tem mostrado que estas variáveis exercem uma influência significativa nos processos e resultados da intervenção. Contudo, a exploração destas variáveis no contexto da intervenção vocacional tem sido escassa. O presente estudo pretende contribuir para esta linha de investigação, procurando avaliar a relação entre as formas de motivação para a intervenção vocacional em contexto escolar e o suporte à autonomia proporcionado pelo/a psicólogo/a nessa mesma intervenção, identificando grupos de indivíduos homogéneos entre si, em termos do seu funcionamento nestas variáveis. Espera-se, ainda, explorar a forma como a relação destas variáveis influencia o processo de intervenção em termos de aliança com o/a psicólogo/a e mudanças percebidas, bem como os resultados de exploração e de identidade vocacional. Participaram neste estudo 139 alunos do 9º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado no norte do país (46.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos (M = 14.09, DP = .31). A análise de clusters permitiu a identificação de três perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os alunos. Existem diferenças significativas entre clusters de alunos nas variáveis de avaliação subjetiva do processo de intervenção vocacional e seus resultados. Desta forma, é evidente a necessidade de se distinguir os alunos nos vários níveis de motivação e na perceção de suporte à autonomia no contexto da intervenção vocacional. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões para a investigação futura e implicações ao nível psicoeducacional. |
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