O papel do Facebook no contacto directo com o público : o Canal 180

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Cláudia Carvalho da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23387
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling O papel do Facebook no contacto directo com o público : o Canal 180659.3316.77:681.324681.324:316.77Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)É inato ao ser humano comunicar, daí que a comunicação assuma uma importância inegável na vida de cada um e na vida das organizações. “A comunicação não é uma função intermitente do ser humano, e sim contínua. Não é, também, uma tarefa ocasional que o ser humano escolhe. É essencial para a continuação da existência do homem, do mesmo modo que a regularidade das batidas do seu coração” (Thayer, 1979: 33). A internet, a nova era digital, veio reforçar as oportunidades de interacção das organizações com os seus diferentes públicos, principalmente para aquelas que operam com nichos de mercado e sem grandes orçamentos, encontrando aí a oportunidade perfeita para comunicarem numa dimensão global e sem grandes custos (Carvalho, 2010). “Companies are finding that a Web site can offer real-time tracking of costumer behavior, preferences, and opinions. Carefully written online opinion and preference polls can supplement focus group testing of marketing materials such as promos, ads, and movie trailers” (Aronson, 2007: 232). Assim como o Web site, as redes sociais complementam a informação disponível e surgem como uma nova forma de interagir com o público das organizações. A partir de uma experiência de estágio, para este relatório propõe-se a análise do uso da rede social Facebook pelo Canal 180, o primeiro canal nacional especializado em cultura, afim de entender de que forma esta ajudou à difusão e implementação do mesmo no mercado. Este utiliza a rede social para se relacionar de forma mais activa com o seu público e aumentar a participação deste nas actividades culturais, originando maior envolvência em projectos deste tipo, através de uma massa que se espera mais activa e criativa.To communicate is inherent to human beings and that’s why communication takes an undeniable importance in the life of each and in organizational life. "A comunicação não é uma função intermitente do ser humano, e sim contínua. Não é, também, uma tarefa ocasional que o ser humano escolhe. É essencial para a continuação da existência do homem, do mesmo modo que a regularidade das batidas do seu coração" (Thayer, 1979: 33). The internet, the new digital era, has strengthened the opportunities for interaction of organizations with their different audiences, particularly those that operate with niche markets and without big budgets, finding there the perfect opportunity to communicate on a global dimension and without great cost (Carvalho, 2010). “Companies are finding out that a Web site can offer real-time tracking of costumer behavior, preferences, and opinions. Carefully written online opinion and preference polls can supplement focus group testing of marketing materials such as promos, ads, and movie trailers” (Aronson, 2007: 232). Like the Web site, social networks complement the information available and appear as a new way to interact with the public organizations. From an internship experience, for this report it is proposed to analyze the use of social network Facebook on Canal 180, the first national channel specialized in culture, in order to understand how this helped its dissemination and implementation in the market. It uses social networking to relate more actively with their audience and increase its participation in cultural activities, leading to greater involvement in such projects, through a mass that is expected to be more active and creative.Coelho, Zara PintoUniversidade do MinhoCunha, Ana Cláudia Carvalho da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:25.513663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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