aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arede, Daniela Alexandra de Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21841
Resumo: Esta investigação pretende demonstrar que a Música de Câmara pode ser uma disciplina complementar ao estudo do instrumento através do desenvolvimento de uma experiência prática recorrendo à utilização da Aprendizagem Cooperativa. A sua aplicação em sala de aula, privilegia a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como, das competências sociais dos alunos por meio da interacção com outros, visando a promoção de uma participação mais activa e uma aprendizagem mais significativa. Os objectivos deste trabalho prendem-se com a diversificação de estratégias de ensino para a Música de Câmara, assim como, a compreensão da metodologia cooperativa, essencialmente no que concerne à sua implementação, tendo em conta a sua importância educacional. E deste modo, aprender a utilizar esta metodologia desenvolvendo uma experiência prática com dois grupos de música de câmara. Os resultados obtidos através da implementação de actividades cooperativas nas aulas de música de câmara sugerem que para além das competências técnicas e musicais adquiridas e desenvolvidas ao longo do período de implementação, também ocorreu o desenvolvimento de competências sociais nos alunos envolvidos na investigação.
id RCAP_9db67c7de3b0bd8eab348726c46cd6b1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmaraEnsino de músicaMúsica de câmaraClarinete - AprendizagemAprendizagem colaborativaEsta investigação pretende demonstrar que a Música de Câmara pode ser uma disciplina complementar ao estudo do instrumento através do desenvolvimento de uma experiência prática recorrendo à utilização da Aprendizagem Cooperativa. A sua aplicação em sala de aula, privilegia a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como, das competências sociais dos alunos por meio da interacção com outros, visando a promoção de uma participação mais activa e uma aprendizagem mais significativa. Os objectivos deste trabalho prendem-se com a diversificação de estratégias de ensino para a Música de Câmara, assim como, a compreensão da metodologia cooperativa, essencialmente no que concerne à sua implementação, tendo em conta a sua importância educacional. E deste modo, aprender a utilizar esta metodologia desenvolvendo uma experiência prática com dois grupos de música de câmara. Os resultados obtidos através da implementação de actividades cooperativas nas aulas de música de câmara sugerem que para além das competências técnicas e musicais adquiridas e desenvolvidas ao longo do período de implementação, também ocorreu o desenvolvimento de competências sociais nos alunos envolvidos na investigação.This research aims to demonstrate that Chamber Music can be a complementary discipline to the practice of a musical instrument through the development of a practical experience using the Cooperative Learning. Its application in the classroom privileges the acquisition and development of musical knowledge as well as the social skills of students through interaction with others, aiming to promote a more active participation and more meaningful learning. The final goals of this work are related to the diversification of the many teaching strategies that can be applied to Chamber Music, as well as the understanding of the cooperative methodology, in what concerns its implementation, taking into account its educational importance. And so, learn to use this methodology by developing a hands-on experience with two chamber music groups. The obtained results through the implementation of cooperative activities in chamber music classes suggest that in addition to the technical and musical skills acquired and developed during this period, the students involved in this research showed development regarding their social skills as wellUniversidade de Aveiro2018-01-25T15:07:48Z2017-06-08T00:00:00Z2017-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21841TID:201939789porArede, Daniela Alexandra de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:53Zoai:ria.ua.pt:10773/21841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.267389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
title aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
spellingShingle aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
Arede, Daniela Alexandra de Barros
Ensino de música
Música de câmara
Clarinete - Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
title_short aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
title_full aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
title_fullStr aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
title_full_unstemmed aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
title_sort aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
author Arede, Daniela Alexandra de Barros
author_facet Arede, Daniela Alexandra de Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arede, Daniela Alexandra de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Música de câmara
Clarinete - Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
topic Ensino de música
Música de câmara
Clarinete - Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
description Esta investigação pretende demonstrar que a Música de Câmara pode ser uma disciplina complementar ao estudo do instrumento através do desenvolvimento de uma experiência prática recorrendo à utilização da Aprendizagem Cooperativa. A sua aplicação em sala de aula, privilegia a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como, das competências sociais dos alunos por meio da interacção com outros, visando a promoção de uma participação mais activa e uma aprendizagem mais significativa. Os objectivos deste trabalho prendem-se com a diversificação de estratégias de ensino para a Música de Câmara, assim como, a compreensão da metodologia cooperativa, essencialmente no que concerne à sua implementação, tendo em conta a sua importância educacional. E deste modo, aprender a utilizar esta metodologia desenvolvendo uma experiência prática com dois grupos de música de câmara. Os resultados obtidos através da implementação de actividades cooperativas nas aulas de música de câmara sugerem que para além das competências técnicas e musicais adquiridas e desenvolvidas ao longo do período de implementação, também ocorreu o desenvolvimento de competências sociais nos alunos envolvidos na investigação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-08T00:00:00Z
2017-06-08
2018-01-25T15:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21841
TID:201939789
url http://hdl.handle.net/10773/21841
identifier_str_mv TID:201939789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615570534400