O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Armando
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Branco, Maria Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7373
Resumo: O ensino profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta aposta teve como principais designíos o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação, colocando vários desafios às escolas. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo verificar qual a percepção dos principais atores educativos, onde se incluem os alunos, relativamente aos Cursos Profissionais, quanto à sua importância, qualidade e implementação na Escola Secundária Pública. Para alcançar o objetivo referido, fizemos um estudo descritivo, recorrendo à aplicação de inquéritos por questionário numa Escola Secundária Pública, que tem a particularidade de oferecer Cursos Profissionais desde a sua inclusão na Escola Pública, em 2004. De entre os resultados obtidos, destaca-se, do ponto de vista dos Professores e Direção Executiva, a percepção de que os Cursos Profissionais constituem uma mais valia para a consolidação das metas do Projeto Educativo da escola, reforçando o papel da mesma na formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho e no acentuar da sua identidade, assim como na melhoria dos resultados escolares dos alunos. Do ponto de vista dos alunos, é de realçar a forte valorização da natureza prática dos cursos e a sua orientação para o mercado do trabalho, a qualidade do estágio e a promoção do seu sucesso educativo.
id RCAP_9db9f052de42506c6b7cdc667a16bd81
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativosVocational education in the portuguese public secondary school: perceptions of its main educational agentsLa formación profesional en la escuela secundaria pública portuguesa: percepciones de sus principales agentes educativosCursos ProfissionaisPercepçãoAtores EducativosImportânciaImplementaçãoQualidade dos Cursos ProfissionaisO ensino profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta aposta teve como principais designíos o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação, colocando vários desafios às escolas. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo verificar qual a percepção dos principais atores educativos, onde se incluem os alunos, relativamente aos Cursos Profissionais, quanto à sua importância, qualidade e implementação na Escola Secundária Pública. Para alcançar o objetivo referido, fizemos um estudo descritivo, recorrendo à aplicação de inquéritos por questionário numa Escola Secundária Pública, que tem a particularidade de oferecer Cursos Profissionais desde a sua inclusão na Escola Pública, em 2004. De entre os resultados obtidos, destaca-se, do ponto de vista dos Professores e Direção Executiva, a percepção de que os Cursos Profissionais constituem uma mais valia para a consolidação das metas do Projeto Educativo da escola, reforçando o papel da mesma na formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho e no acentuar da sua identidade, assim como na melhoria dos resultados escolares dos alunos. Do ponto de vista dos alunos, é de realçar a forte valorização da natureza prática dos cursos e a sua orientação para o mercado do trabalho, a qualidade do estágio e a promoção do seu sucesso educativo.Vocational education was officially introduced in Portuguese public secondary schools in 2004, within the framework of the Europeanization of national educational policies. The main goals of this initiative were the increase of skilled labor and the diversification of the dual certification training, posing several challenges to schools. In this context, the main objective of the present study is to verify the perception held by the main educational actors of vocational courses in the public secondary school. To achieve this aim, a descriptive study was done using questionnaire surveys at a public secondary school that has offered vocational courses since its inception in 2004. Among the obtained results, it should be highlighted that according to the teachers and the directors, the vocational courses have been an asset to the consolidation of the goals of the educational project of the school, reinforcing its role in the training of qualified young people to the labor market and enhancing their identity, not to mention the remarkable improvement in student’s marks. In the students’ point of view, we must take into account the practical nature of the courses and orientation to the labor market, the quality of training, and the promotion of their educational success.La formación profesional se introdujo oficialmente en las escuelas secundarias públicas de Portugal en 2004 en el marco de la europeización de las políticas nacionales de educación. Esta apuesta tuvo como principales designios el aumento de mano de obra cualificada y la diversificación de la oferta formativa de doble certificación, planteando varios desafíos a las escuelas. En este contexto, el presente estudio tiene como principal objetivo verificar cuál es la percepción de los principales actores educativos, donde se incluyen los alumnos, en relación a los Cursos Profesionales, en cuanto a su importancia, calidad e implementación en la Escuela Secundaria Pública. Para alcanzar el objetivo mencionado, hemos hecho un estudio descriptivo, recurriendo a la aplicación de encuestas por cuestionario en una Escuela Secundaria Pública que tiene la particularidad de ofrecer Cursos Profesionales desde su inclusión en la Escuela Pública, en 2004. De entre los resultados obtenidos, destaca, desde el punto de vista de los Profesores y Dirección Ejecutiva, la percepción de que los Cursos Profesionales constituyen una plusvalía para la consolidación de las metas del Proyecto Educativo de la escuela, reforzando el papel de la misma en la formación cualificada de jóvenes para el mercado de trabajo y en la consolidación de su identidad, así como en la mejora de los resultados escolares de los alumnos. Desde el punto de vista de los alumnos, cabe destacar la fuerte valoración de la naturaleza práctica de los cursos y su orientación hacia el mercado laboral, la calidad del estadio y la promoción de su éxito educativo.uBibliorumEsteves, ArmandoBranco, Maria Luísa2019-10-24T13:46:49Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7373porEsteves, A., & Branco, M. L. F. (2018). O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: Percepções dos seus principais agentes educativos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(78). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2791http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:24:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:24:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
Vocational education in the portuguese public secondary school: perceptions of its main educational agents
La formación profesional en la escuela secundaria pública portuguesa: percepciones de sus principales agentes educativos
title O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
spellingShingle O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
Esteves, Armando
Cursos Profissionais
Percepção
Atores Educativos
Importância
Implementação
Qualidade dos Cursos Profissionais
title_short O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
title_full O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
title_fullStr O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
title_full_unstemmed O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
title_sort O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativos
author Esteves, Armando
author_facet Esteves, Armando
Branco, Maria Luísa
author_role author
author2 Branco, Maria Luísa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Armando
Branco, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos Profissionais
Percepção
Atores Educativos
Importância
Implementação
Qualidade dos Cursos Profissionais
topic Cursos Profissionais
Percepção
Atores Educativos
Importância
Implementação
Qualidade dos Cursos Profissionais
description O ensino profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta aposta teve como principais designíos o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação, colocando vários desafios às escolas. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo verificar qual a percepção dos principais atores educativos, onde se incluem os alunos, relativamente aos Cursos Profissionais, quanto à sua importância, qualidade e implementação na Escola Secundária Pública. Para alcançar o objetivo referido, fizemos um estudo descritivo, recorrendo à aplicação de inquéritos por questionário numa Escola Secundária Pública, que tem a particularidade de oferecer Cursos Profissionais desde a sua inclusão na Escola Pública, em 2004. De entre os resultados obtidos, destaca-se, do ponto de vista dos Professores e Direção Executiva, a percepção de que os Cursos Profissionais constituem uma mais valia para a consolidação das metas do Projeto Educativo da escola, reforçando o papel da mesma na formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho e no acentuar da sua identidade, assim como na melhoria dos resultados escolares dos alunos. Do ponto de vista dos alunos, é de realçar a forte valorização da natureza prática dos cursos e a sua orientação para o mercado do trabalho, a qualidade do estágio e a promoção do seu sucesso educativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2018-07-01T00:00:00Z
2019-10-24T13:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7373
url http://hdl.handle.net/10400.6/7373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, A., & Branco, M. L. F. (2018). O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: Percepções dos seus principais agentes educativos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(78). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2791
http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549626633355264