A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8294 |
Resumo: | Pretendemos abordar pedagogo português Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto da Escola Nova, norteando-nos por uma pesquisa de metodologia hermenêutica na análise aos seus pressupostos pedagógicos sobre os problemas escolares e, principalmente a sua preocupação pela adolescência e jovens delinquentes, infratores e/ou indisciplinados. Recorremos conceptualmente aos seus textos (fontes primárias) e à sua obra compilada por Ferreira Marques, a fontes secundárias sobre Escola Nova e História da Educação em Portugal da época. O método hermenêutico permitiu-nos compreender os escritos daquele pedagogista, na frágua da temática, quer pelo questionamento, quer pelo alicerçar dessa compreensão sobre (análise) o conteúdo a interpretar. Ou seja, a hermenêutica sendo a palavra, em que a correspondente interpretação vem sempre do texto, converteu-se em mediadora desse processo interpretativo. Os objetivos foram os seguintes: analisar os contributos de Vasconcelos ao estudo científico da criança/infância, em especial no seu desenvolvimento físico e mental, sob a influência da Escola Nova; compreender a sua análise à adolescência e delinquência juvenil, na relação que estabeleceu entre a inteligência (percentagens de deficiências mentais) e tipos de delitos/crimes cometidos. Pretendemos resgatar este pedagogo para a História da Educação em Portugal, divulgando os seus contributos em prole do estudo da criança, da adolescência e jovem delinquente. |
id |
RCAP_9dd74b19ef6e8d45b417ee6702debd52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8294 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitosThe analysis of adolescence and young offenders by the pedagogist Portuguese Faria de Vasconcelos : relationship between intelligence and types of offendersEl análisis de la adolescencia y a los delincuentes juveniles por el pedagogo portugués Faria de Vasconcelos : relación entre la inteligencia y los tipos de delitosFaria de VasconcelosAdolescênciaJovem delinquenteInteligênciaIdeais Escola NovaFaria de VasconcelosAdolescenceYoung offenderIntelligenceNew School ideasFaria de VasconcelosAdolescenciaJoven delincuenteInteligenciaIdeales de la Escuela NuevaPretendemos abordar pedagogo português Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto da Escola Nova, norteando-nos por uma pesquisa de metodologia hermenêutica na análise aos seus pressupostos pedagógicos sobre os problemas escolares e, principalmente a sua preocupação pela adolescência e jovens delinquentes, infratores e/ou indisciplinados. Recorremos conceptualmente aos seus textos (fontes primárias) e à sua obra compilada por Ferreira Marques, a fontes secundárias sobre Escola Nova e História da Educação em Portugal da época. O método hermenêutico permitiu-nos compreender os escritos daquele pedagogista, na frágua da temática, quer pelo questionamento, quer pelo alicerçar dessa compreensão sobre (análise) o conteúdo a interpretar. Ou seja, a hermenêutica sendo a palavra, em que a correspondente interpretação vem sempre do texto, converteu-se em mediadora desse processo interpretativo. Os objetivos foram os seguintes: analisar os contributos de Vasconcelos ao estudo científico da criança/infância, em especial no seu desenvolvimento físico e mental, sob a influência da Escola Nova; compreender a sua análise à adolescência e delinquência juvenil, na relação que estabeleceu entre a inteligência (percentagens de deficiências mentais) e tipos de delitos/crimes cometidos. Pretendemos resgatar este pedagogo para a História da Educação em Portugal, divulgando os seus contributos em prole do estudo da criança, da adolescência e jovem delinquente.Abstract: Intending to approach pedagogue Portuguese Farai de Vasconcelos (1880-1939) in the context of the New School, we were based on our research for a hermeneutic methodology in the analysis of its pedagogical assumptions, especially about school problems and, especially, its concern for adolescence and young offenders or undisciplined. We use conceptually his texts (primary sources) and his work compiled by Ferreira Marques, to second sources on New School and History of Education in Portugal at the time. The hermeneutic method allowed us to understand the writings about this pedagogist, in the depth of the theme, either by questioning or by the support of understanding about (analysis) the content to be interpreted. That is, hermeneutics being the word, in which the corresponding interpretation always comes from the text, has become a mediator of this interpretative process. The objectives were: to analyse Vasconcelos contributions to the scientific study of children/childhood, especially in physical and mental development, understand their analysis of adolescence and juvenile offenders, in the relationship he established between intelligence (percentages of mental disabilities) and types of crimes/crimes committed. We intend to rescue the thought and work of this pedagogue for the History of Education, disseminating his contributions in favour of the study of children, adolescents, and young offenders.Resumen: Pretendemos acercarnos al pensamiento del pedagogo portugués Faria de Vasconcelos (1880-1939) en el contexto de la Escuela Nueva, guiándonos por una investigación de metodología hermenéutica en el análisis a sus supuestos pedagógicos, especialmente sobre los problemas escolares y, especialmente su abordaje a la adolescencia y jóvenes delincuentes y/o indisciplinados. Utilizamos conceptualmente sus textos (fuentes primarias) y el trabajo compilado por Ferreira Marques, además de fuentes secundarias sobre el periodo de la Escuela Nueva e Historia de la Educación en Portugal en la época. El método hermenéutico nos permitió comprender los escritos, en la profundidad del tema, ya sea cuestionando o por el apoyo a la comprensión sobre (análisis) el contenido a interpretar. Es decir, siendo la hermenéutica la palabra, en la que la interpretación correspondiente proviene del texto, se ha convertido en mediadora de este proceso interpretativo. Los objetivos fueron: analizar los aportes de Vasconcelos al estudio científico de los niños, especialmente en el desarrollo físico y mental, bajo la influencia de la Escuela Nueva; comprender su análisis a la adolescencia y los delincuentes juveniles, en la relación de la inteligencia (porcentajes de discapacidad mental) con los tipos de delitos/delitos cometidos. Pretendemos rescatar a este pedagogo para la Historia de la Educación en Portugal, difundiendo sus aportaciones a favor del estudio de los niños, adolescentes y jóvenes infractores.CeiED da Universidade Lusófona de Educação; FCT-Fundação para a Ciência e tecnologia; Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublicações da Universidade de Uberlândia - BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2023-02-02T11:41:46Z2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8294porMartins, Ernesto Candeias (2022) - A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos. Educação e Filosofia Revista (Brasil). ISSN Eletrônico 1982-596X. Vol. 36, nº 78, set/dez, p. 1277-1314. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959Eletrônico 1982-596Xhttps://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:24Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:05.748042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos The analysis of adolescence and young offenders by the pedagogist Portuguese Faria de Vasconcelos : relationship between intelligence and types of offenders El análisis de la adolescencia y a los delincuentes juveniles por el pedagogo portugués Faria de Vasconcelos : relación entre la inteligencia y los tipos de delitos |
title |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
spellingShingle |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos Martins, Ernesto Candeias Faria de Vasconcelos Adolescência Jovem delinquente Inteligência Ideais Escola Nova Faria de Vasconcelos Adolescence Young offender Intelligence New School ideas Faria de Vasconcelos Adolescencia Joven delincuente Inteligencia Ideales de la Escuela Nueva |
title_short |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
title_full |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
title_fullStr |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
title_full_unstemmed |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
title_sort |
A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faria de Vasconcelos Adolescência Jovem delinquente Inteligência Ideais Escola Nova Faria de Vasconcelos Adolescence Young offender Intelligence New School ideas Faria de Vasconcelos Adolescencia Joven delincuente Inteligencia Ideales de la Escuela Nueva |
topic |
Faria de Vasconcelos Adolescência Jovem delinquente Inteligência Ideais Escola Nova Faria de Vasconcelos Adolescence Young offender Intelligence New School ideas Faria de Vasconcelos Adolescencia Joven delincuente Inteligencia Ideales de la Escuela Nueva |
description |
Pretendemos abordar pedagogo português Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto da Escola Nova, norteando-nos por uma pesquisa de metodologia hermenêutica na análise aos seus pressupostos pedagógicos sobre os problemas escolares e, principalmente a sua preocupação pela adolescência e jovens delinquentes, infratores e/ou indisciplinados. Recorremos conceptualmente aos seus textos (fontes primárias) e à sua obra compilada por Ferreira Marques, a fontes secundárias sobre Escola Nova e História da Educação em Portugal da época. O método hermenêutico permitiu-nos compreender os escritos daquele pedagogista, na frágua da temática, quer pelo questionamento, quer pelo alicerçar dessa compreensão sobre (análise) o conteúdo a interpretar. Ou seja, a hermenêutica sendo a palavra, em que a correspondente interpretação vem sempre do texto, converteu-se em mediadora desse processo interpretativo. Os objetivos foram os seguintes: analisar os contributos de Vasconcelos ao estudo científico da criança/infância, em especial no seu desenvolvimento físico e mental, sob a influência da Escola Nova; compreender a sua análise à adolescência e delinquência juvenil, na relação que estabeleceu entre a inteligência (percentagens de deficiências mentais) e tipos de delitos/crimes cometidos. Pretendemos resgatar este pedagogo para a História da Educação em Portugal, divulgando os seus contributos em prole do estudo da criança, da adolescência e jovem delinquente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2022-12-12T00:00:00Z 2023-02-02T11:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8294 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias (2022) - A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos. Educação e Filosofia Revista (Brasil). ISSN Eletrônico 1982-596X. Vol. 36, nº 78, set/dez, p. 1277-1314. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959 Eletrônico 1982-596X https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Publicações da Universidade de Uberlândia - Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Publicações da Universidade de Uberlândia - Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130932498661376 |