Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8726 |
Resumo: | O presente documento representa o relatório final de estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseado no trabalho realizado durante a Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio I e Estágio II). O Estágio I foi efetivado no ano letivo de 2013/2014, mais precisamente, de 10 de março de 2014 a meados de maio do mesmo ano. Já o Estágio II decorreu no ano letivo de 2014/2015, mais concretamente, de meados de outubro de 2014 a meados de janeiro de 2015. O Estágio I foi efetuado em contexto da Educação Pré-Escolar na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. O Estágio II foi efetuado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório de estágio realça a importância da matemática no contexto escolar, mais especificamente, inserido na área da Expressão e Comunicação no que toca à Educação PréEscolar e no domínio de conteúdo dos NO, relativamente ao 1.º CEB. De notar que, no Estágio I foram utilizadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e no Estágio II foi utilizado o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2007, embora já estivesse em vigor um novo programa, datado de 2013. Para além da abordagem matemática, ambicionamos realçar, ainda a importância da Interdisciplinaridade, nomeadamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de números racionais não negativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. De frisar que ao longo deste relatório iremos também apresentar propostas para o ensino destes conteúdos matemáticos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, esperando que possam vir a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nesta faixa etária. |
id |
RCAP_9e14d27fa5116ba9113663fd0d370151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicomatemáticaprática profissionalnúmeros racionaisinterdisciplinaridadeensino e aprendizagemO presente documento representa o relatório final de estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseado no trabalho realizado durante a Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio I e Estágio II). O Estágio I foi efetivado no ano letivo de 2013/2014, mais precisamente, de 10 de março de 2014 a meados de maio do mesmo ano. Já o Estágio II decorreu no ano letivo de 2014/2015, mais concretamente, de meados de outubro de 2014 a meados de janeiro de 2015. O Estágio I foi efetuado em contexto da Educação Pré-Escolar na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. O Estágio II foi efetuado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório de estágio realça a importância da matemática no contexto escolar, mais especificamente, inserido na área da Expressão e Comunicação no que toca à Educação PréEscolar e no domínio de conteúdo dos NO, relativamente ao 1.º CEB. De notar que, no Estágio I foram utilizadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e no Estágio II foi utilizado o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2007, embora já estivesse em vigor um novo programa, datado de 2013. Para além da abordagem matemática, ambicionamos realçar, ainda a importância da Interdisciplinaridade, nomeadamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de números racionais não negativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. De frisar que ao longo deste relatório iremos também apresentar propostas para o ensino destes conteúdos matemáticos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, esperando que possam vir a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nesta faixa etária.This document represents the final stage report on the 2nd cycle in pre-school education and training of the 1st cycle of basic education. This report is based on work done throughout the Supervised Teaching Practice, performed in the contexts of pre-school education, with regard to Stage I, held at the Association 31 - Kindergarten in Vila Real Home and in the 1st cycle of basic education, corresponding to Stage II, which was held at the Primary School no. 2 in Vila Real (district of St. Vincent de Paul), in Vila Real. This internship report highlights the importance of mathematics in schools, more specifically in the area of Expression and Communication regarding the pre-school education and in the area of Numbers and Operations, relative to the 1st cycle of basic education. Note that in Stage I, we have used the curriculum guidelines of 1997 for pre-school education and in Stage II was used the mathematics program of 2007 of the 1st cycle of basic education, although already in place a new program of 2013. In addition to the mathematical approach, we aim to highlight also the importance of interdisciplinarity, particularly in the teaching and learning Rational Numbers not negative in the 1st cycle of basic education. To note that in this report we will also submit proposals for the teaching of these contents in the early years of schooling.2018-09-13T14:23:16Z2018-05-21T00:00:00Z2018-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8726TID:202324893porLeite, Helena Isabel de Macedo Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:05.571214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Leite, Helena Isabel de Macedo Alves matemática prática profissional números racionais interdisciplinaridade ensino e aprendizagem |
title_short |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Leite, Helena Isabel de Macedo Alves |
author_facet |
Leite, Helena Isabel de Macedo Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Helena Isabel de Macedo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática prática profissional números racionais interdisciplinaridade ensino e aprendizagem |
topic |
matemática prática profissional números racionais interdisciplinaridade ensino e aprendizagem |
description |
O presente documento representa o relatório final de estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseado no trabalho realizado durante a Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio I e Estágio II). O Estágio I foi efetivado no ano letivo de 2013/2014, mais precisamente, de 10 de março de 2014 a meados de maio do mesmo ano. Já o Estágio II decorreu no ano letivo de 2014/2015, mais concretamente, de meados de outubro de 2014 a meados de janeiro de 2015. O Estágio I foi efetuado em contexto da Educação Pré-Escolar na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. O Estágio II foi efetuado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório de estágio realça a importância da matemática no contexto escolar, mais especificamente, inserido na área da Expressão e Comunicação no que toca à Educação PréEscolar e no domínio de conteúdo dos NO, relativamente ao 1.º CEB. De notar que, no Estágio I foram utilizadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e no Estágio II foi utilizado o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2007, embora já estivesse em vigor um novo programa, datado de 2013. Para além da abordagem matemática, ambicionamos realçar, ainda a importância da Interdisciplinaridade, nomeadamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de números racionais não negativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. De frisar que ao longo deste relatório iremos também apresentar propostas para o ensino destes conteúdos matemáticos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, esperando que possam vir a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nesta faixa etária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13T14:23:16Z 2018-05-21T00:00:00Z 2018-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8726 TID:202324893 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8726 |
identifier_str_mv |
TID:202324893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137094693552128 |