Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Helena Isabel de Macedo Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8726
Resumo: O presente documento representa o relatório final de estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseado no trabalho realizado durante a Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio I e Estágio II). O Estágio I foi efetivado no ano letivo de 2013/2014, mais precisamente, de 10 de março de 2014 a meados de maio do mesmo ano. Já o Estágio II decorreu no ano letivo de 2014/2015, mais concretamente, de meados de outubro de 2014 a meados de janeiro de 2015. O Estágio I foi efetuado em contexto da Educação Pré-Escolar na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. O Estágio II foi efetuado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório de estágio realça a importância da matemática no contexto escolar, mais especificamente, inserido na área da Expressão e Comunicação no que toca à Educação PréEscolar e no domínio de conteúdo dos NO, relativamente ao 1.º CEB. De notar que, no Estágio I foram utilizadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e no Estágio II foi utilizado o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2007, embora já estivesse em vigor um novo programa, datado de 2013. Para além da abordagem matemática, ambicionamos realçar, ainda a importância da Interdisciplinaridade, nomeadamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de números racionais não negativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. De frisar que ao longo deste relatório iremos também apresentar propostas para o ensino destes conteúdos matemáticos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, esperando que possam vir a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nesta faixa etária.
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