Visualizar música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geada, Carolina Simões dos Santos Faro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18401
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_9e1b887bbc98044300865615b7fe4531
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visualizar músicaContributos do design de interação para pessoas com défice auditivoDesign de interaçãoDesign e visualização de informaçãoMúsicaDéfice auditivoInteraction designInformation design and visualizationMusicHearing impairmentDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.Apesar de vivermos numa sociedade já bastante evoluída no que concerne à tecnologia e à acessibilidade, existem ainda algumas possíveis intervenções para que indivíduos com cegueira possam ler e compreender a cor, para que pessoas com pouca ou nenhuma audição possam obter educação e formação profissional adequada e também para que estas pessoas possam compreender a música. É erróneo dizer que as pessoas com défice auditivo não têm qualquer interesse pela música, pois elas podem gostar e estabelecer uma relação com ela, tal como indivíduos ouvintes o fazem. No entanto, este interesse deve ser desencadeado e estimulado desde muito cedo, na infância, para que exista uma relação com a música semelhante à que dos ouvintes. Portugal é um país que possui cerca de 120 mil cidadãos com défice auditivo e existe pouca intervenção neste campo. Assim, o intuito desta investigação é, através do cruzamento das áreas do design de interação e da visualização de informação, contribuir e facilitar a relação destas pessoas, com a música, nomeadamente crianças, num ambiente de formação musical inicial. No decorrer da investigação foi aplicada uma metodologia mista, intervencionista e não intervencionista de base qualitativa e focada no utilizador. Foi realizada uma revisão da literatura para reunir informação essencial à execução de um projeto na área do design. Concretizou-se uma investigação ativa, iniciada com um estudo de casos do que fora outrora feito para pessoas com um défice auditivo, de todas as idades, que apoiou a concretização do projeto. Foram também realizadas entrevistas exploratórias a especialistas durante a investigação ativa, sobretudo docentes de educação musical e especial e entidades que se envolvem diariamente com estes indivíduos. Por fim, conceptualizou-se e executou-se o projeto, a sua avaliação e respetivas melhorias. Pretende-se como conclusão desta investigação, alcançar um objeto facilitador, para que as crianças com um défice auditivo, entre o 3º e o 6º ano de escolaridade, em iniciação musical possam compreender a música, aproximando a sua experiência à dos ouvintes, de forma visual.ABSTRACT: Although we live in an already well-developed society as far as technology and accessibility are concerned, there are still some interventions for individuals with blindness to read and understand color, so that people with little or no hearing can obtain a suitable education and training and also so that these people can perceive music. It is wrong to say that hearingimpaired people have no interest in music, because they may like it and establish a relationship with it as much as hearing people do. However, this interest must be unleashed and stimulated early in childhood, so that a relationship with music can be established, similar to that which the listeners establish. Portugal is a country that has about 120 thousand hearing-impaired citizens, and the intervention in this field is limited. Therefore, the purpose of this research is, through the crossing of the areas of interaction design and information visualization, contribute and facilitate the relationship of these people with music, especially children, in an environment of initial musical formation. In the course of this investigation, a mixed, interventionist and non-interventionist methodology was implemented, with a qualitative basis and user-focused. A literature review was carried out to gather information essential to the execution of a project in the design field. An active investigation was executed, started with a case study of what had once been done for hearing-impaired people, of all ages, who supported the realisation of the project. Exploratory interviews were also conducted with specialists during active research, especially musical education and bilingue education teachers and entities who engage daily with these individuals. Finally, the project, its evacuativo and its improvements were conceptualized and executed. It is intended as a conclusion of this investigation, to reach a facilitator object, so that hearing-impaired children between 3rd grade and 6th grade, in musical initiation can understand music, bringing their experience closer to the experience of hearing people, in a visual way.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Marco António Neves daRepositório da Universidade de LisboaGeada, Carolina Simões dos Santos Faro2019-10-01T13:41:19Z2019-03-152019-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/18401porGEADA, Carolina Simões dos Santos Faro - Visualizar música : contributos do design de interação para pessoas com défice auditivo.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:27.295605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visualizar música
Contributos do design de interação para pessoas com défice auditivo
title Visualizar música
spellingShingle Visualizar música
Geada, Carolina Simões dos Santos Faro
Design de interação
Design e visualização de informação
Música
Défice auditivo
Interaction design
Information design and visualization
Music
Hearing impairment
title_short Visualizar música
title_full Visualizar música
title_fullStr Visualizar música
title_full_unstemmed Visualizar música
title_sort Visualizar música
author Geada, Carolina Simões dos Santos Faro
author_facet Geada, Carolina Simões dos Santos Faro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marco António Neves da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Geada, Carolina Simões dos Santos Faro
dc.subject.por.fl_str_mv Design de interação
Design e visualização de informação
Música
Défice auditivo
Interaction design
Information design and visualization
Music
Hearing impairment
topic Design de interação
Design e visualização de informação
Música
Défice auditivo
Interaction design
Information design and visualization
Music
Hearing impairment
description Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T13:41:19Z
2019-03-15
2019-03-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18401
url http://hdl.handle.net/10400.5/18401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GEADA, Carolina Simões dos Santos Faro - Visualizar música : contributos do design de interação para pessoas com défice auditivo.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131125186035712