Produção de componentes por estampagem a frio: análise ao modelo de custos do produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mário Gil dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/36974
Resumo: No presente contexto industrial assiste-se a uma constante e acelerada evolução de tecnologias, conceitos e técnicas com vista a dar resposta a uma enorme competitividade e satisfação da procura exigida, sendo a indústria automóvel um dos motores desta evolução, requerendo dos seus fornecedores um elevadíssimo grau de qualidade e uma resposta imediata tendo sempre em vista o conceito Just in Time. Com este ritmo evolutivo é importante não perder o foco da função principal de uma empresa – Acrescentar valor aos produtos com vista a obter lucro – sendo assim essencial um apertado controlo de custos produtivos com vista a obter lucro máximo sem afastar os clientes. É assim importante analisar os processos produtivos com vista a melhorar a sua eficiência, bem como manter uma carteira de clientes saudável e interessada. Para isso são apresentados neste documento vários métodos de análise de custos sendo efetuada a sua aplicação prática numa empresa que labora no ramo da metalomecânica dedicando-se à produção de componentes de fixação para a indústria automóvel pelo método de estampagem a frio. O objetivo é avaliar o custo de produção de uma seleção de produtos tendo em vista a posterior comparação com os valores teóricos tidos em orçamentação. É também efetuada a análise à sua carteira de clientes recorrendo-se ao gráfico de Curva de Baleia que, sendo uma ferramenta relativamente simples, se mostrou muito útil no processo de avaliação de clientes, atestando a sua rentabilidade. Em suma, pretende-se imputar aos produtos os custos inerentes à sua produção e posteriormente avaliar a lucratividade que advém da venda destes mediante a análise dos seus compradores.
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