Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Ligia Rangel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5846
Resumo: O estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.
id RCAP_9edb28286ea2bb8c37d6ed0d2681367b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de LisboaMobile learning and interculturalism: scientific production in post-graduate courses of the Open University of LisbonEl aprendizaje móvil y la interculturalidad: la producción científica en los cursos de post-grado de la Universidad Abierta de LisboaAprendizagem móvelInterculturalidadeProdução científicaMobile learningInterculturalismScientific productionAprendizaje móvilInterculturalidadLa producción científicaO estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.The state of the art of distance education practices and e-learning has been questioned in several countries, in order to consider the gap between the speed of emergence of new technologies and the pace of its incorporation in educational activities and academic management in educational institutions as well as their quality and impact on learning in the world. Several publications have emerged, seeking to outline and discuss theories and methods underlying the pedagogical practices, technology choices, the teaching-learning processes, quality and impact. This paper deals with the main contributions of the Lisbon Open University (UAB-Pt) to the knowledge on mobile learning in intercultural context, through the study of scientific literature in graduate level held on the university, by outlining the main objects, theories, methods and conclusions of the research in this theme. The relevance of a study that focuses on the production of this institution, a pioneer in distance education in Portugal, is evidenced by the characteristics of societies in a globalized world in constant motion, making contact and interaction, mediated by technology, among peoples and cultures a brand never seen in other times in the history of humanity. Learning is both need and result thereby being in the world.El estado del arte de las prácticas de educación a la distancia y e-learning ha sido cuestionada en varios países, para considerar la diferencia entre la velocidad de la aparición de nuevas tecnologías y el ritmo de su incorporación en las actividades educativas y de gestión académica en las instituciones educativas, así como su calidad y el impacto en el aprendizaje en el mundo. Varias publicaciones han surgido, buscando delinear y discutir teorías y métodos que se basan las prácticas pedagógicas, opciones de tecnología, los procesos de enseñanza-aprendizaje, calidad e impacto. Este documento se ocupa de las principales aportaciones de la Universidad Abierta de Lisboa (UAB-PT) al conocimiento del aprendizaje móvil en el contexto intercultural, a través del estudio de la literatura científica en el nivel pos-graduado realizada en la universidad, si delineando los principales objetos, teorías, métodos y las conclusiones de la investigación en este tema. La relevancia de un estudio que se centra en la producción de esta institución, pionera en la educación a distancia en Portugal, se evidencia por las características de las sociedades en un mundo globalizado en constante movimiento, por lo que el contacto y la interacción, mediada por la tecnología, entre los pueblos y culturas de una marca nunca visto en otros momentos de la historia de la humanidad. El aprendizaje es tanto una necesidad como resultado de ese modo estar en el mundo.Repositório AbertoSantos, Maria Ligia RangelRamos, Natália2016-12-09T14:18:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5846por2176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:27.416674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
Mobile learning and interculturalism: scientific production in post-graduate courses of the Open University of Lisbon
El aprendizaje móvil y la interculturalidad: la producción científica en los cursos de post-grado de la Universidad Abierta de Lisboa
title Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
spellingShingle Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
Santos, Maria Ligia Rangel
Aprendizagem móvel
Interculturalidade
Produção científica
Mobile learning
Interculturalism
Scientific production
Aprendizaje móvil
Interculturalidad
La producción científica
title_short Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
title_full Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
title_fullStr Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
title_full_unstemmed Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
title_sort Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
author Santos, Maria Ligia Rangel
author_facet Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Natália
author_role author
author2 Ramos, Natália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel
Interculturalidade
Produção científica
Mobile learning
Interculturalism
Scientific production
Aprendizaje móvil
Interculturalidad
La producción científica
topic Aprendizagem móvel
Interculturalidade
Produção científica
Mobile learning
Interculturalism
Scientific production
Aprendizaje móvil
Interculturalidad
La producción científica
description O estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09T14:18:35Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5846
url http://hdl.handle.net/10400.2/5846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-171X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135039534923776