Vestígios de Agostinho de Hipona nos pensamentos visuais de Hildegarda de Bingen sobre a eternidade e o tempo
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11643 |
Resumo: | A geometria provou ser um recurso valioso na história da filosofia por representar uma gama de conceitos no domínio semântico do tempo. Uma série de segmentos, linhas, círculos, polígonos e outras figuras têm sido usadas para traduzir visual e simbolicamente as ideias do tempo e da eternidade com o objectivo de as compreender melhor, promovendo a reflexão e explicando-as de uma forma didáctica. O tempo é central ao pensamento de Agostinho de Hipona, e o Livro XI das Confessones é o principal veículo para a sua transmissão. Embora não se saiba se Hildegarda de Bingen leu estas páginas, a visão da eternidade e do tempo do magistra Renana mostra uma notável afinidade com aspectos do pensamento agostiniano. As representações visuais no Liber diuinorum operum (I, 2-3; III, 5) de Hildegarda são aqui usadas para ilustrar esta possível influência (ou confluência). Nas visões e nas miniaturas que as acompanham, o círculo representa a eternidade, o diâmetro representa o tempo, e o ponto representa o instante presente que liga ambos. Palavras chave: tempo; eternidade; tradução visual; Confessiones, Liber diuinorum operum. Autores antigos e medievais: Agostinho de Hipona; Hildegarda de Bingen. |
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Vestígios de Agostinho de Hipona nos pensamentos visuais de Hildegarda de Bingen sobre a eternidade e o tempoTraces of Augustine of Hippo in Hildegard of Bingen’s Visual Thoughts on Eternity and TimeA geometria provou ser um recurso valioso na história da filosofia por representar uma gama de conceitos no domínio semântico do tempo. Uma série de segmentos, linhas, círculos, polígonos e outras figuras têm sido usadas para traduzir visual e simbolicamente as ideias do tempo e da eternidade com o objectivo de as compreender melhor, promovendo a reflexão e explicando-as de uma forma didáctica. O tempo é central ao pensamento de Agostinho de Hipona, e o Livro XI das Confessones é o principal veículo para a sua transmissão. Embora não se saiba se Hildegarda de Bingen leu estas páginas, a visão da eternidade e do tempo do magistra Renana mostra uma notável afinidade com aspectos do pensamento agostiniano. As representações visuais no Liber diuinorum operum (I, 2-3; III, 5) de Hildegarda são aqui usadas para ilustrar esta possível influência (ou confluência). Nas visões e nas miniaturas que as acompanham, o círculo representa a eternidade, o diâmetro representa o tempo, e o ponto representa o instante presente que liga ambos. Palavras chave: tempo; eternidade; tradução visual; Confessiones, Liber diuinorum operum. Autores antigos e medievais: Agostinho de Hipona; Hildegarda de Bingen.Geometry has proven to be a valuable resource in the history of philosophy for representing a range of concepts in the semantic domain of time. A series of segments, lines, circles, polygons and other figures have been used to translate visually and symbolically the ideas of time and eternity for the purposes of understanding them better, fostering reflection, and explaining them in a didactic manner. Time is central to Augustine of Hippo’s thought, and Book XI of the Confessiones is the main vehicle for its transmission. While it is not known whether Hildegard of Bingen read these pages, the Rhenish magistra’s vision of eternity and time shows a notable affinity with aspects of Augustinian thought. The visual representations in Hildegard’s Liber diuinorum operum (I, 2-3; III, 5) are used here to illustrate this possible influence (or confluence). In the visions and the miniatures that accompany them, the circle represents eternity, the diameter represents time, and the dot represents the present instant that connects both. Keywords: time; eternity; visual translation; Confessiones; Liber diuinorum operum. Ancient and medieval authors: Augustine of Hippo; Hildegard of Bingen. DOI: http://doi.org/10.21747/21836884/med38a5Gabinete de Filosofia Medieval / MEMP-IF2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11643Mediaevalia. Textos e estudos; Vol. 38 (2019): Theories of vision: Augustine of Hippo and the Augustinian Tradition (ed. by Paula Silva and Vera Rodrigues); 73-95Mediaevalia. Textos e estudos; Vol. 38 (2019): Theories of vision: Augustine of Hippo and the Augustinian Tradition (ed. by Paula Silva and Vera Rodrigues); 73-952183-68840872-0991reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11643https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11643/10621Direitos de Autor (c) 2022 Georgina Rabassóinfo:eu-repo/semantics/openAccessRabassó, Georgina2023-10-21T08:00:59Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:16:40.529064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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