O papel do enfermeiro de reabilitação no processo de transição saúde-doença
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46664 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado em contexto do Estágio Final, do 2º ano do VI Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de Enfermagem em Reabilitação. Os ensinos clínicos têm como objetivo principal a aquisição de competências de mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Tendo como foco o processo de transição saúde-doença, foi aplicado um plano de intervenções com o objetivo de capacitar os vários intervenientes no processo de reabilitação. Esse plano divide-se em três grupos: cuidador informal, enfermeiro generalista e a pessoa com alteração da funcionalidade. A capacitação do cuidador informal foi realizada por contato telefónico seguindo a estrutura da entrevista. A capacitação do enfermeiro generalista foi realizada através de formação em serviço. A capacitação da pessoa foi realizada através da prestação direta de cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiu concluir que o Enfermeiro de Reabilitação cumpre um papel fulcral no processo de transição saúde-doença, uma vez que tem competências acrescidas para ser facilitador nesse processo, para todos os intervenientes. |
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O papel do enfermeiro de reabilitação no processo de transição saúde-doençaEnfermagem de reabilitaçãoProcesso de transição saúde-doençaCapacitaçãoRehabilitation NursingHealth-disease transition processEmpowermentO presente relatório foi elaborado em contexto do Estágio Final, do 2º ano do VI Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de Enfermagem em Reabilitação. Os ensinos clínicos têm como objetivo principal a aquisição de competências de mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Tendo como foco o processo de transição saúde-doença, foi aplicado um plano de intervenções com o objetivo de capacitar os vários intervenientes no processo de reabilitação. Esse plano divide-se em três grupos: cuidador informal, enfermeiro generalista e a pessoa com alteração da funcionalidade. A capacitação do cuidador informal foi realizada por contato telefónico seguindo a estrutura da entrevista. A capacitação do enfermeiro generalista foi realizada através de formação em serviço. A capacitação da pessoa foi realizada através da prestação direta de cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiu concluir que o Enfermeiro de Reabilitação cumpre um papel fulcral no processo de transição saúde-doença, uma vez que tem competências acrescidas para ser facilitador nesse processo, para todos os intervenientes.This report was elaborated in the context of the Final Internship, in the second year of the VI master’s degree in nursing in Association, in the specialization area of Rehabilitation Nursing. Clinical teachings have the main objective of acquiring master's and Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing competencies. Focusing on the health-disease transition process, an intervention plan was applied to empower the various stakeholders in the rehabilitation process. This plan was divided into three groups: informal caregiver, generalist nurse, and the person with functional impairment. The informal caregiver's empowerment was conducted by telephone contact following the interview structure. The generalist nurse's empowerment was conducted through on-the-job training. The person's empowerment was conducted through direct provision of Rehabilitation Nursing care. Reflection on the activities developed allowed us to conclude that the Rehabilitation Nurse plays a crucial role in the health-disease transition process, as they have enhanced competencies to be a facilitator in this process, for all stakeholders.Mais, CarlosRepositório ComumPais, Catarina Sofia de Matos Lopes2023-09-20T14:13:58Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46664TID:203326571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:17.121092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi elaborado em contexto do Estágio Final, do 2º ano do VI Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de Enfermagem em Reabilitação. Os ensinos clínicos têm como objetivo principal a aquisição de competências de mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Tendo como foco o processo de transição saúde-doença, foi aplicado um plano de intervenções com o objetivo de capacitar os vários intervenientes no processo de reabilitação. Esse plano divide-se em três grupos: cuidador informal, enfermeiro generalista e a pessoa com alteração da funcionalidade. A capacitação do cuidador informal foi realizada por contato telefónico seguindo a estrutura da entrevista. A capacitação do enfermeiro generalista foi realizada através de formação em serviço. A capacitação da pessoa foi realizada através da prestação direta de cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiu concluir que o Enfermeiro de Reabilitação cumpre um papel fulcral no processo de transição saúde-doença, uma vez que tem competências acrescidas para ser facilitador nesse processo, para todos os intervenientes. |
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