A influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isa Alexandra Isidoro Varandas dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6539
Resumo: Atualmente, as organizações de saúde estão inseridas num ambiente de constante mudança, devido à evolução permanente, à circulação de informação em tempo real, mas também devido às novas necessidades dos seus colaboradores, aos seus novos interesses e ao facto de atualmente os utentes/clientes destas organizações estarem mais informados e terem novas necessidades. O tema é emergente e tem despertado o interesse por parte dos gestores, mas ainda há um longo caminho a percorrer, exigindo das organizações mudanças organizacionais, novas práticas, dando-se destaque ao marketing interno como ferramenta estratégica de gestão de recursos humanos, que possibilite à organização uma resposta eficaz às novas necessidades dos seus colaboradores e posteriormente às dos seus utentes/clientes. Este estudo procurou analisar a influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional dos colaboradores da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG), especificamente no Hospital Sousa Martins (HSM). Para isso procedeu-se à aplicação de um questionário a assistentes operacionais, enfermeiros e médicos dos diferentes serviços do Hospital Sousa Martins. Posteriormente aplicou-se um plano de práticas de marketing interno baseado em práticas desenvolvidas por empresas melhor classificadas pelo Great Place to Work®, adequado à organização, e foi realizado um segundo momento de avaliação (momento t1) através do mesmo questionário, às mesmas categorias profissionais dos serviços que tinham aderido no momento t0. A amostra, tanto em t0 como em t1, é composta por 163 indivíduos. A comparação entre os dois momentos, t0 e t1, através de uma abordagem quantitativa e de uma avaliação do modelo através de equações estruturais, permitiu confirmar uma influência positiva de um plano de práticas de marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional. A perceção dos colaboradores das práticas de marketing interno teve um aumento estatisticamente significativo entre t0 e t1, destacando-se as práticas direcionadas para a qualidade no trabalho e relações com as chefias. A nível da satisfação profissional destaca-se, mais uma vez, uma maior influência na relação com as chefias. A componente normativa do comprometimento organizacional foi a que apresentou um peso mais significativo, embora a componente afetiva tenha aumentado o seu peso entre to e t1. Uma pequena análise dos comentários e reações dos colaboradores no desenvolvimento das práticas de marketing interno, permitiu confirmar e reforçar os dados obtidos.
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spelling A influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacionalO caso da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. – Hospital Sousa MartinsComprometimento OrganizacionalMarketing InternoSatisfação ProfissionalUlsg.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de SaúdeAtualmente, as organizações de saúde estão inseridas num ambiente de constante mudança, devido à evolução permanente, à circulação de informação em tempo real, mas também devido às novas necessidades dos seus colaboradores, aos seus novos interesses e ao facto de atualmente os utentes/clientes destas organizações estarem mais informados e terem novas necessidades. O tema é emergente e tem despertado o interesse por parte dos gestores, mas ainda há um longo caminho a percorrer, exigindo das organizações mudanças organizacionais, novas práticas, dando-se destaque ao marketing interno como ferramenta estratégica de gestão de recursos humanos, que possibilite à organização uma resposta eficaz às novas necessidades dos seus colaboradores e posteriormente às dos seus utentes/clientes. Este estudo procurou analisar a influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional dos colaboradores da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG), especificamente no Hospital Sousa Martins (HSM). Para isso procedeu-se à aplicação de um questionário a assistentes operacionais, enfermeiros e médicos dos diferentes serviços do Hospital Sousa Martins. Posteriormente aplicou-se um plano de práticas de marketing interno baseado em práticas desenvolvidas por empresas melhor classificadas pelo Great Place to Work®, adequado à organização, e foi realizado um segundo momento de avaliação (momento t1) através do mesmo questionário, às mesmas categorias profissionais dos serviços que tinham aderido no momento t0. A amostra, tanto em t0 como em t1, é composta por 163 indivíduos. A comparação entre os dois momentos, t0 e t1, através de uma abordagem quantitativa e de uma avaliação do modelo através de equações estruturais, permitiu confirmar uma influência positiva de um plano de práticas de marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional. A perceção dos colaboradores das práticas de marketing interno teve um aumento estatisticamente significativo entre t0 e t1, destacando-se as práticas direcionadas para a qualidade no trabalho e relações com as chefias. A nível da satisfação profissional destaca-se, mais uma vez, uma maior influência na relação com as chefias. A componente normativa do comprometimento organizacional foi a que apresentou um peso mais significativo, embora a componente afetiva tenha aumentado o seu peso entre to e t1. Uma pequena análise dos comentários e reações dos colaboradores no desenvolvimento das práticas de marketing interno, permitiu confirmar e reforçar os dados obtidos.Currently, healthcare organizations are part of a changing environment, due to the permanent evolution, the flow of information in real time , but also due to the new needs of its employees , their new interests and the fact that currently the users / customers of these organizations are more informed and have new needs .The theme is emerging and has stimulated the interest of managers, but there is still a long way to go, requiring organizational changes in healthcare organizations, new practices, giving emphasis on internal marketing as a strategic tool for human resource management, which enables the organization to effectively have a response to the new needs of its employees and subsequently to their users / customers. This study wanted to analyze the influence of internal marketing in the satisfaction and organizational commitment of employees in the Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG), specifically Hospital Sousa Martins (HSM). For this it was realized the application of a questionnaire to operational workers, nurses and doctors of different services of the Hospital Sousa Martins. Later it was applied a plan of internal marketing practices based on practices developed by companies best classified by the Great Place to Work®, suitable to the healthcare organization, and we conducted a second evaluation (time t1) through the same questionnaire, in the same service professionals categories who had participate at time t0. The sample had equally 163 individuals at t0 and t1. The comparison between the two times t0 and t1, through a quantitative approach and an evaluation model through structural equations, allowed to confirm a positive influence of a plan of internal marketing practices in satisfaction and organizational commitment. The perception of employees of internal marketing practices had a significant statistically increase between t0 and t1, emphasizing the practices directed to the quality of work and relationships with supervisors. In the job satisfaction stands out, once again, the greater influence of the relation with leadership. Normative component of organizational commitment was the one with more significant weight, although the affective component has increased its weight between to and t1. A short analysis of the commentaries and reactions of the employees in the improvement of internal marketing practices allowed us to confirm and reinforce the data.Alves, Helena Maria BaptistauBibliorumSantos, Isa Alexandra Isidoro Varandas dos2018-11-28T16:26:21Z2016-6-32016-07-152016-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6539TID:201773341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.575782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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