A escola sem fios: o flipped learning no ensino da Prótese Dentária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, João António Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12816
Resumo: Palavras-chave: flipped learning, b-learning, prótese dentária, demonstração vídeo. No início deste século, O sistema educativo vive momentos de incerteza, preocupação e desafio face ao futuro. A adaptação a uma nova realidade imposta pelas novas tecnologias da comunicação e informação é uma necessidade premente. Com este panorama bem presente foi idealizado este projeto, cujo objetivo foi a introdução de um modelo flipped learning na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. O projeto é um estudo de caso em que a amostra foi constituída por duas Turmas da FMDUL, num total 31 alunos. A turma A foi o alvo do projeto. A turma B seguiu a metodologia tradicional, sendo portanto o grupo de controlo. As ferramentas de avaliação foram qualitativas (focus group, diário de bordo e observação participante) e quantitativas (inquérito por questão fechada). Foi ainda utilizada a análise documental de resultados académicos e da matéria sumariada. As conclusões deste estudo são em tudo coincidentes com a literatura, obtendo esta metodologia níveis superiores de colaboração e autoconfiança na sala de aula quando comparados com o grupo de controlo e libertando o docente das tarefas repetitivas de demonstração e exposição, passando este a ser um elemento orientador das aprendizagens. As demonstrações em vídeo foram consideradas muito vantajosas pelos alunos alvo do projeto, permitindo-lhes ver pormenores em detalhe, e rever passagens menos claras. Os resultados académicos foram também melhorados.
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