Promoção do raciocínio matemático com recurso a applets: um estudo de caso no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23299 |
Resumo: | Nos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento cada vez mais acelerado das Novas Tecnologias, provocando alterações profundas no nosso dia-a-dia e nas mais diversas áreas. No que diz respeito ao ensino, mais concretamente ao ensino da Matemática, as novas tecnologias são vistas por muitos investigadores como uma porta para a inovação. Todavia, existe a importância de que no ensino de matemática sejam desenvolvidas capacidades matemáticas, como por exemplo, o raciocínio hipotético-dedutivo, ou seja, o raciocínio matemático (RM). Assim, aliaram-se as novas tecnologias, nomeadamente as applets, às capacidades de raciocínio matemático, de forma a desenvolver atividades matemáticas em situação de aulas de apoio ao estudo. O estudo insere-se numa abordagem qualitativa seguindo um design de estudo de caso, sendo o caso, um grupo de alunos do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para recolher os dados, recorreu-se a vários instrumentos: i) testes, ii) diário do investigador, iii) a instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e iv) questionários. Os resultados obtidos indicam que as atividades matemáticas, com foco na exploração de applets e visando o raciocínio matemático, contribuíram para o desenvolvimento/mobilização de capacidades de raciocínio matemático e conhecimentos matemáticos no âmbito de Geometria e Medidas. Os alunos afirmam que gostaram de realizar as atividades propostas, classificando-as como desafiantes, divertidas e motivadoras |
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Promoção do raciocínio matemático com recurso a applets: um estudo de caso no 2º ciclo do ensino básicoEnsino da matemáticaEnsino básico 2º cicloEducação matemáticaRaciocínioRecursos digitaisEstrategias de aprendizagemMotivação para a aprendizagemActividades da aulaNos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento cada vez mais acelerado das Novas Tecnologias, provocando alterações profundas no nosso dia-a-dia e nas mais diversas áreas. No que diz respeito ao ensino, mais concretamente ao ensino da Matemática, as novas tecnologias são vistas por muitos investigadores como uma porta para a inovação. Todavia, existe a importância de que no ensino de matemática sejam desenvolvidas capacidades matemáticas, como por exemplo, o raciocínio hipotético-dedutivo, ou seja, o raciocínio matemático (RM). Assim, aliaram-se as novas tecnologias, nomeadamente as applets, às capacidades de raciocínio matemático, de forma a desenvolver atividades matemáticas em situação de aulas de apoio ao estudo. O estudo insere-se numa abordagem qualitativa seguindo um design de estudo de caso, sendo o caso, um grupo de alunos do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para recolher os dados, recorreu-se a vários instrumentos: i) testes, ii) diário do investigador, iii) a instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e iv) questionários. Os resultados obtidos indicam que as atividades matemáticas, com foco na exploração de applets e visando o raciocínio matemático, contribuíram para o desenvolvimento/mobilização de capacidades de raciocínio matemático e conhecimentos matemáticos no âmbito de Geometria e Medidas. Os alunos afirmam que gostaram de realizar as atividades propostas, classificando-as como desafiantes, divertidas e motivadorasIn recent years, we have witnessed an accelerated development of new technologies, provoking profound changes in our day-to-day and in the most different areas. With regard to teaching, more specifically the teaching of Mathematics, new technologies are seen by many researchers as a door to innovation in this field. However, it is important that in process of teaching mathematics, mathematical skills are developed, such as hypothetical-deductive reasoning, that is, mathematical reasoning. Thus, the new technologies, namely the applets, were combined with the mathematical reasoning abilities, in order to develop mathematical activities in a teaching environment. The study is part of a qualitative approach following a case study design, being the case, a group of students of the 6th year of schooling in the 2nd cycle of Basic Education. In order to collect the data, several instruments were used: i) test, ii) the diary of the researcher, iii) the instruments for analyzing the written productions of the students, and iv) the questionnaires. The results show that mathematical activities, focusing on the exploration of applets and aiming at mathematical reasoning, contributed to the development / mobilization of mathematical reasoning capacities and mathematical knowledge in the subjects of Geometry and Measures. Students say they enjoy carrying out the proposed activities, classifying them as challenging, fun and motivating.Universidade de Aveiro2018-05-29T08:18:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23299porNogueira, Mafalda Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:24Zoai:ria.ua.pt:10773/23299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.134236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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