A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luísa Maria da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4384
Resumo: Dissertação de Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_9ff9df49729d950714e852aa81e5f2c6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistasCortês, Alfredo, 1880-1946História do teatroProdução teatralRepresentações teatraisExistencialismoDissertação de Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas apresentada à Universidade AbertaA presente pesquisa incide sobre a análise da peça O Lodo, de Alfredo Cortez, representada pela primeira vez a 2 de julho de 1923, e sobre as tendências estéticas que nela estão presentes. Da produção dramática deste autor foi escolhido este texto pelo seu caráter vanguardista e pela polémica que o mesmo desencadeou aquando da sua subida à cena, pela mão do autor. Numa primeira fase, faz-se a contextualização política, social e cultural da obra, com particular atenção ao ano de 1923, e o enquadramento teórico, em torno das estéticas naturalista e existencialista e das principais vozes que as sustentam. Relativamente ao naturalismo em Portugal, destaca-se Júlio Lourenço Pinto, enquanto que para o existencialismo sobressaem Kierkegaard, Heidegger e Sartre. Neste âmbito, recuperam-se as características que distinguem os dois pensamentos, dando conta da evolução estética verificada em Portugal entre o fim do século XIX e a segunda década do século XX, no que ao teatro diz respeito. Numa segunda parte, é feita a análise da peça que constitui o corpus desta investigação, de forma a comprovar a presença de representações de teor existencialista, embora este movimento só tivesse a sua materialização alguns anos mais tarde. Para levar a bom termo este estudo, analisa-se a reação que o texto teve aquando da sua primeira representação, com base em documentos encontrados nos periódicos coevos. Finalmente, são apontadas as conclusões desta investigação, no que diz respeito à prevalência do postulado existencialista na peça O Lodo, assim como ao posicionamento do seu autor no panorama literário e dramatúrgico português.The present research focuses on the analysis of the play O Lodo, from Alfredo Cortez, presented for the first time on the 2nd July 1923, and about the aesthetic tendencies present on it. From the drama production of this author, this play was chosen because of its vanguard characteristics and because of the discussion caused by it when it was dramatized by the author. Firstly, the play is historically and culturally contextualized, playing special attention to the year of 1923. The theoretical background is also made, specially focusing on naturalism and existentialism and on the main voices that support these tendencies. Regarding naturalism in Portugal, Júlio Lourenço Pinto is highlighted, and regarding existentialism Kierkegaard, Heidegger and Sartre are discussed. To do so, the characteristics that distinguish the two tendencies are considered and the aesthetic evolution in Portugal between the end of the 19th century and the second decade of the 20th century, in what drama is concerned, is analysed. Secondly, the play that constitutes the corpus of this investigation is analysed, in order to prove the presence of existentialist representations in it. A brief study of the reaction that the play gave origin to is done, taking into account documents found in periodicals. Finally, the conclusions of this investigation will be presented, on what the prevalence of existentialist presence in the play O Lodo is concerned, as well as the author’s role in the Portuguese literary and drama history.Vasconcelos, Ana IsabelRepositório AbertoRibeiro, Luísa Maria da Silva2015-07-01T11:16:38Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4384TID:201140004porRibeiro, Luísa Maria da Silva - A luz que ilumina O Lodo [Em linha] : representações existencialistas. [S.l.] : [s.n.], 2015. 123 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:20:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:21.450992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
title A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
spellingShingle A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
Ribeiro, Luísa Maria da Silva
Cortês, Alfredo, 1880-1946
História do teatro
Produção teatral
Representações teatrais
Existencialismo
title_short A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
title_full A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
title_fullStr A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
title_full_unstemmed A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
title_sort A luz que ilumina O Lodo : representações existencialistas
author Ribeiro, Luísa Maria da Silva
author_facet Ribeiro, Luísa Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luísa Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cortês, Alfredo, 1880-1946
História do teatro
Produção teatral
Representações teatrais
Existencialismo
topic Cortês, Alfredo, 1880-1946
História do teatro
Produção teatral
Representações teatrais
Existencialismo
description Dissertação de Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01T11:16:38Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4384
TID:201140004
url http://hdl.handle.net/10400.2/4384
identifier_str_mv TID:201140004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Luísa Maria da Silva - A luz que ilumina O Lodo [Em linha] : representações existencialistas. [S.l.] : [s.n.], 2015. 123 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135024609492992