Os desafios actuais que se colocam ao desenvolvimento das Faculdades de Medicina em Portugal*
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4545 |
Resumo: | Resumo: De acordo com o autor, os desafios radicais que as faculdades de medicina enfrentam em Portugal e noutros países são de natureza educativa, ética e profética. Desafios do domínio educativo: dizem respeito aos contínuos avanços do conhecimento científico e das novas tecnologias, à crescente especialização da profissão médica, à ruptura de paradigmas na relação médico-doente, à iatrogenia relacionada com as novas terapias, aos custos crescentes dos cuidados de saúde, à poluição com repercussões no ambiente, ao envelhecimento da população, aos problemas éticos surgidos com cada vez mais frequência e complexidade, e ao stresse da vida do dia-a-dia. Desafios do domínio ético: o desafio ético crucial das faculdades de medicina é o cumprimento da sua missão como instituições ao serviço da vida humana. Desafios do domínio profético: a identificação do paradigma do médico idealizado pela escola, os conteúdos e as actividades em concordância com o referido paradigma, o curriculum escondido, isto é, o que a escola considera como valores e nteresses importantes relativamente aos quais a mesma assumiu compromisso. |
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Os desafios actuais que se colocam ao desenvolvimento das Faculdades de Medicina em Portugal*Educação MédicaResumo: De acordo com o autor, os desafios radicais que as faculdades de medicina enfrentam em Portugal e noutros países são de natureza educativa, ética e profética. Desafios do domínio educativo: dizem respeito aos contínuos avanços do conhecimento científico e das novas tecnologias, à crescente especialização da profissão médica, à ruptura de paradigmas na relação médico-doente, à iatrogenia relacionada com as novas terapias, aos custos crescentes dos cuidados de saúde, à poluição com repercussões no ambiente, ao envelhecimento da população, aos problemas éticos surgidos com cada vez mais frequência e complexidade, e ao stresse da vida do dia-a-dia. Desafios do domínio ético: o desafio ético crucial das faculdades de medicina é o cumprimento da sua missão como instituições ao serviço da vida humana. Desafios do domínio profético: a identificação do paradigma do médico idealizado pela escola, os conteúdos e as actividades em concordância com o referido paradigma, o curriculum escondido, isto é, o que a escola considera como valores e nteresses importantes relativamente aos quais a mesma assumiu compromisso.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2008.4545por2184-44532184-3333Pinto-Machado, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:54:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:17.618311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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