A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3019 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
id |
RCAP_a027a9290ba83a36507c99cd7a73fade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económicoLocalização empresarialAgências de desenvolvimento económicoServiços públicosInvestimentoFactores de localizaçãoMarketing territorialIndustrial locationEconomic development agenciesPublic servicesLocation factorsPlace marketingInvestmentDissertação de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasNuma era de globalização das economias, o investimento assume um papel fundamental na integração das mesmas. A comunicação das mais-valias de um território ou país, a criação de condições políticas e administrativas que promovam este mesmo investimento e de estruturas específicas para este fim, afiguram-se como essenciais para proceder com maior eficácia à captação do mesmo. Identificar quais os factores de localização que as empresas privilegiam, prestar bons serviços de acompanhamento ao investimento, reduzir a burocracia, criar um ambiente favorável para a recepção de novos negócios, será, cremos, um contributo decisivo para o seu incremento. Este trabalho procurou identificar quais os factores que são relevantes para que as empresas optem por determinada localização, aferir dificuldades e barreiras à mesma, aferir a qualidade dos serviços públicos existentes, sua imagem e contribuição para a facilitação destes processos e, por último, se as agências de desenvolvimento económico, enquanto estruturas dedicadas e especializadas no acompanhamento de destes fenómenos, incrementariam a eficácia na instalação de novas empresas.In an era of a globalized economy, investment assumes a fundamental role in the integration of the economies. The international presentation of countries assets, the creation of location factors that promote investment, the changing of the political and administrative conditions, and the creation of specific structures are essential to proceed with efficiency the role of obtaining the referred investment. Identifying which location factors firms prefer to settle in other countries, provide them a good “follow-up” service, reduce bureaucracy and create entities that geared to these ends, will be, we believe, an important contribution to enhancing the same. This study therefore sought to assess the quality of existing public services, its image and its contribution, efficient or not, in order to improve the settlement of new companies, and verify what are the major difficulties in pursuit of its investment, and furthermore, if the economic development agencies, with specific skills for this area, would be an asset for them.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSousa, António Rebelo deRepositório da Universidade de LisboaNoivo, Fernando Manuel Gonçalves2011-03-29T18:01:30Z2010-12-092010-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10400.5/3019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:58.135575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
title |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
spellingShingle |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico Noivo, Fernando Manuel Gonçalves Localização empresarial Agências de desenvolvimento económico Serviços públicos Investimento Factores de localização Marketing territorial Industrial location Economic development agencies Public services Location factors Place marketing Investment |
title_short |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
title_full |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
title_fullStr |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
title_full_unstemmed |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
title_sort |
A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico |
author |
Noivo, Fernando Manuel Gonçalves |
author_facet |
Noivo, Fernando Manuel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, António Rebelo de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noivo, Fernando Manuel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Localização empresarial Agências de desenvolvimento económico Serviços públicos Investimento Factores de localização Marketing territorial Industrial location Economic development agencies Public services Location factors Place marketing Investment |
topic |
Localização empresarial Agências de desenvolvimento económico Serviços públicos Investimento Factores de localização Marketing territorial Industrial location Economic development agencies Public services Location factors Place marketing Investment |
description |
Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-09 2010-12-09T00:00:00Z 2011-03-29T18:01:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3019 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130985022881792 |