A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noivo, Fernando Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3019
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
id RCAP_a027a9290ba83a36507c99cd7a73fade
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económicoLocalização empresarialAgências de desenvolvimento económicoServiços públicosInvestimentoFactores de localizaçãoMarketing territorialIndustrial locationEconomic development agenciesPublic servicesLocation factorsPlace marketingInvestmentDissertação de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasNuma era de globalização das economias, o investimento assume um papel fundamental na integração das mesmas. A comunicação das mais-valias de um território ou país, a criação de condições políticas e administrativas que promovam este mesmo investimento e de estruturas específicas para este fim, afiguram-se como essenciais para proceder com maior eficácia à captação do mesmo. Identificar quais os factores de localização que as empresas privilegiam, prestar bons serviços de acompanhamento ao investimento, reduzir a burocracia, criar um ambiente favorável para a recepção de novos negócios, será, cremos, um contributo decisivo para o seu incremento. Este trabalho procurou identificar quais os factores que são relevantes para que as empresas optem por determinada localização, aferir dificuldades e barreiras à mesma, aferir a qualidade dos serviços públicos existentes, sua imagem e contribuição para a facilitação destes processos e, por último, se as agências de desenvolvimento económico, enquanto estruturas dedicadas e especializadas no acompanhamento de destes fenómenos, incrementariam a eficácia na instalação de novas empresas.In an era of a globalized economy, investment assumes a fundamental role in the integration of the economies. The international presentation of countries assets, the creation of location factors that promote investment, the changing of the political and administrative conditions, and the creation of specific structures are essential to proceed with efficiency the role of obtaining the referred investment. Identifying which location factors firms prefer to settle in other countries, provide them a good “follow-up” service, reduce bureaucracy and create entities that geared to these ends, will be, we believe, an important contribution to enhancing the same. This study therefore sought to assess the quality of existing public services, its image and its contribution, efficient or not, in order to improve the settlement of new companies, and verify what are the major difficulties in pursuit of its investment, and furthermore, if the economic development agencies, with specific skills for this area, would be an asset for them.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSousa, António Rebelo deRepositório da Universidade de LisboaNoivo, Fernando Manuel Gonçalves2011-03-29T18:01:30Z2010-12-092010-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10400.5/3019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:58.135575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
title A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
spellingShingle A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
Noivo, Fernando Manuel Gonçalves
Localização empresarial
Agências de desenvolvimento económico
Serviços públicos
Investimento
Factores de localização
Marketing territorial
Industrial location
Economic development agencies
Public services
Location factors
Place marketing
Investment
title_short A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
title_full A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
title_fullStr A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
title_full_unstemmed A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
title_sort A captação de investimento: factores de localização, serviços públicos e agências de desenvolvimento económico
author Noivo, Fernando Manuel Gonçalves
author_facet Noivo, Fernando Manuel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, António Rebelo de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Noivo, Fernando Manuel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Localização empresarial
Agências de desenvolvimento económico
Serviços públicos
Investimento
Factores de localização
Marketing territorial
Industrial location
Economic development agencies
Public services
Location factors
Place marketing
Investment
topic Localização empresarial
Agências de desenvolvimento económico
Serviços públicos
Investimento
Factores de localização
Marketing territorial
Industrial location
Economic development agencies
Public services
Location factors
Place marketing
Investment
description Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09
2010-12-09T00:00:00Z
2011-03-29T18:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3019
url http://hdl.handle.net/10400.5/3019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130985022881792