"Casalinho da Mata"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia Cristina Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/172
Resumo: Relatório de estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – especialização em Teatro e Comunidade
id RCAP_a03470072f36cb6fe71edbfa4f29fafe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Casalinho da Mata"Actividades de enriquecimento curricularCiganosTeatro e comunidadeViola SpolinCurricular enrichment activitiesGypsy/romaniTheatre and communityRelatório de estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – especialização em Teatro e ComunidadeO meu projecto de estágio para o Mestrado em Teatro e Comunidade consistia em acompanhar uma turma do primeiro ciclo através da experimentação de exercícios de expressão dramática. Tinha como objectivo observar a reacção da turma às actividades propostas bem como o impacto que as artes e em particular a expressão dramática poderiam ter nos alunos e na comunidade escolar em geral. Pretendia comprovar que a sua experimentação pode transformar o indivíduo, motivá-lo e mobilizar não só os alunos como o meio envolvente transformando dessa forma a própria comunidade em que este se insere. Assim, o meu estágio deu-se na Escola do “Casalinho da Mata” (designação fictícia do local onde decorreu o estágio) e consistiu, inicialmente, em orientar uma turma do segundo ano em actividades de expressão dramática e observar as suas aulas de Inglês, dadas pela professora Fátima Tavares, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular. Como orientadora de estágio tive a professora Sónia Lucena que coordenava as AEC e dava aulas de educação pela arte. Posteriormente passei a orientar também no âmbito da expressão dramática uma turma do primeiro ano. As duas turmas eram constituídas por um número significativo de alunos de etnia cigana. A minha experiência profissional até então resumia-se a dar aulas na área da economia e da gestão a um público constituído por jovens e/ou adultos em politécnicos, escolas profissionais e empresas de formação. Assim, esta experiência constituiu um duplo desafio uma vez que pela primeira vez trabalhei com crianças e com a etnia cigana. Ao longo deste trabalho de reflexão sobre esta minha experiência pretendo abordar questões sobre o funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular uma vez que foi neste contexto que funcionou o meu estágio. Assim, irei abordar a forma como se organizam as actividades, o tratamento dado pelas instituições e organismos intermediários aos professores das AEC, a relação entre estes e os professores titulares e as condições em geral que as escolas apresentam para o desenvolvimento deste projecto. Irei apresentar a minha análise crítica bem como a de autores que trataram este tema. E apresentarei questões específicas relativamente ao funcionamento das actividades na escola do “Casalinho da Mata”, baseando-me nos relatórios desenvolvidos pelos professores das actividades de enriquecimento curricular e pela coordenadora da equipa. Irei também reflectir sobre questões relacionadas com o trabalho desenvolvido por este grupo tão particular o que naturalmente me remete para o tratamento da forma como nos relacionamos com indivíduos de outras etnias, em particular a cigana, a relação entre esta e as instituições estatais e, especialmente, a instituição escolar.ABSTRACT - The focus of my internship project for the Masters in Theatre and Community degree was to follow and examine a junior level class through the use of drama expression exercises. The objective of this work was to observe the class’ reaction to the proposed exercises as well as to examine the impact that dramatic art could have on students and the general school community. With this work, I had hoped to prove that drama could not only change students, by motivating him/her to try new things but also to mobilize them as well as the environment in which they interact, by changing the community they are in. I completed my internship at the “Casalinho da Mata” School. Initially, this internship involved exposing second-year students to dramatic expression and observing their English languages classes taught by their teacher, Ms. Fátima Tavares. My internship supervisor was Sónia Lucena, who coordinated the Curricular Enrichment Activities (Actividades de Enriquecimento Curricular) and taught educational art classes. Later I also supervisor a first-year class within the context of dramatic expression. The two classes that I worked with were made up of a large group of students of Gypsy/Romani ethnic background. Till that point in my career I had only taught economics and managerial-related courses and dealt with youth and adults at politechnical and training schools. Thus, this experience was a challenge on two fronts since I worked with children and individuals from a Gypsy/Romanic ethnic background. Throughout this project, I hope to deal with the operational aspects of Curricular Enrichment Activities (Actividades de Enriquecimento Curricular) (i.e., how they work and impact students), since this was the prime focus of my internship. Therefore, I will examine the way in which activities are organized, the relationship between schools and art teachers, among art teachers and other teachers and how schools develop dramarelated projects. I will present my own critical analysis as well as of others who have done work on this topic. Furthermore, I will present the specificities around how scholarly activities play out at the “Casalinho da Mata” School by basing myself on reports written by teachers and the team lead. Finally, I will examine issues related to the work developed by this specific group, which will help me to understand how we relate to individuals of other ethnic background, in particular those of Gypsy/Romani background, and how this group relates to state institutions, namely schools.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaMorais, DomingosLucena, SóniaRCIPLCarvalho, Márcia Cristina Lopes2011-10-10T14:53:56Z2010-02-092010-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/172TID:201011565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:34.868747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Casalinho da Mata"
title "Casalinho da Mata"
spellingShingle "Casalinho da Mata"
Carvalho, Márcia Cristina Lopes
Actividades de enriquecimento curricular
Ciganos
Teatro e comunidade
Viola Spolin
Curricular enrichment activities
Gypsy/romani
Theatre and community
title_short "Casalinho da Mata"
title_full "Casalinho da Mata"
title_fullStr "Casalinho da Mata"
title_full_unstemmed "Casalinho da Mata"
title_sort "Casalinho da Mata"
author Carvalho, Márcia Cristina Lopes
author_facet Carvalho, Márcia Cristina Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Domingos
Lucena, Sónia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia Cristina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Actividades de enriquecimento curricular
Ciganos
Teatro e comunidade
Viola Spolin
Curricular enrichment activities
Gypsy/romani
Theatre and community
topic Actividades de enriquecimento curricular
Ciganos
Teatro e comunidade
Viola Spolin
Curricular enrichment activities
Gypsy/romani
Theatre and community
description Relatório de estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – especialização em Teatro e Comunidade
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-09
2010-02-09T00:00:00Z
2011-10-10T14:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/172
TID:201011565
url http://hdl.handle.net/10400.21/172
identifier_str_mv TID:201011565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133355876286464