Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Janeth Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17192
Resumo: O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção.
id RCAP_a03c6bb213a8b12b9bfea26c5c68e9cb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básicoEnsino da leituraCompreensão da leituraEnsino básico 1º cicloBanda desenhadaExpressão escritaDesenvolvimento das competênciasNarrativaO presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and written expression in pupils attending Primary Education (3rd grade) through the reflection on the structure of the narrative and the exploration of comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we explored comics taking into account the characteristics of the genre and the structure of narrative texts. The pupils were also encouraged to produce their own comics. We collected data on the knowledge on the structure of narrative texts and the characteristics of comics the pupils acquired and their ability to use them in reading and writing comics, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had acquired knowledge on those topics and were able to use them in reading and writing comics.Universidade de Aveiro2017-04-06T12:13:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17192TID:201577992porSousa, Janeth Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:23.177166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
title Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
Sousa, Janeth Ferreira de
Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Banda desenhada
Expressão escrita
Desenvolvimento das competências
Narrativa
title_short Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
title_full Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
author Sousa, Janeth Ferreira de
author_facet Sousa, Janeth Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Janeth Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Banda desenhada
Expressão escrita
Desenvolvimento das competências
Narrativa
topic Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Banda desenhada
Expressão escrita
Desenvolvimento das competências
Narrativa
description O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-06T12:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17192
TID:201577992
url http://hdl.handle.net/10773/17192
identifier_str_mv TID:201577992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573782683648