Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17192 |
Resumo: | O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção. |
id |
RCAP_a03c6bb213a8b12b9bfea26c5c68e9cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17192 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básicoEnsino da leituraCompreensão da leituraEnsino básico 1º cicloBanda desenhadaExpressão escritaDesenvolvimento das competênciasNarrativaO presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and written expression in pupils attending Primary Education (3rd grade) through the reflection on the structure of the narrative and the exploration of comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we explored comics taking into account the characteristics of the genre and the structure of narrative texts. The pupils were also encouraged to produce their own comics. We collected data on the knowledge on the structure of narrative texts and the characteristics of comics the pupils acquired and their ability to use them in reading and writing comics, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had acquired knowledge on those topics and were able to use them in reading and writing comics.Universidade de Aveiro2017-04-06T12:13:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17192TID:201577992porSousa, Janeth Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:23.177166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico Sousa, Janeth Ferreira de Ensino da leitura Compreensão da leitura Ensino básico 1º ciclo Banda desenhada Expressão escrita Desenvolvimento das competências Narrativa |
title_short |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Sousa, Janeth Ferreira de |
author_facet |
Sousa, Janeth Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Janeth Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da leitura Compreensão da leitura Ensino básico 1º ciclo Banda desenhada Expressão escrita Desenvolvimento das competências Narrativa |
topic |
Ensino da leitura Compreensão da leitura Ensino básico 1º ciclo Banda desenhada Expressão escrita Desenvolvimento das competências Narrativa |
description |
O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-04-06T12:13:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17192 TID:201577992 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17192 |
identifier_str_mv |
TID:201577992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137573782683648 |