Padre António d’Oliveira (1867-1923): pedagogo social, paladino da proteção à infância e da intervenção socioeducativa aos menores institucionalizados, nos inícios do século XX : contributos à história da educação social em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8716
Resumo: Este ensaio, de teor histórico-educativo e de metodologia hermenêutica analítica, aprofunda e revisita pensamento e ação socioeducativa sobre a criança/infância no Padre António d’Oliveira (1867-1923), com recurso aos seus escritos e fontes secundárias. Elencamos os seguintes objetivos: compreender a figura, obra e pensamento do Pe. Oliveira; identificar o Pe. Oliveira como pedagogo/educador social pelas suas ações de intervenção com menores institucionalizados; analisar a estrutura da Lei de Proteção à Infância, da qual foi mentor, na sua estrutura e tipologia tutelar; analisar o programa educativo de intervenção para menores institucionalizados. Contribuiremos, com o delineamento da interpretação, para a proteção e reeducação de menores para a História da Educação Social. A sua pedagogia social apresenta processos reeducativos destinados a superar, equilibrar e prevenir os menores em marginalização, desviação e exclusão social, com intuito de promover a proteção da criança/infância.
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spelling Padre António d’Oliveira (1867-1923): pedagogo social, paladino da proteção à infância e da intervenção socioeducativa aos menores institucionalizados, nos inícios do século XX : contributos à história da educação social em PortugalFather Antonio d' Oliveira (1867-1923): Social pedagogue, paladin of child protection and socio-educational intervention to institutionalized minors, at the beginning of the 20th century : contributions to the history of social education in PortugalPadre António d’OliveiraProteção à infânciapedagogia reeducativaFather Antonio d' OliveiraProtection of childhoodReeducation pedagogyEste ensaio, de teor histórico-educativo e de metodologia hermenêutica analítica, aprofunda e revisita pensamento e ação socioeducativa sobre a criança/infância no Padre António d’Oliveira (1867-1923), com recurso aos seus escritos e fontes secundárias. Elencamos os seguintes objetivos: compreender a figura, obra e pensamento do Pe. Oliveira; identificar o Pe. Oliveira como pedagogo/educador social pelas suas ações de intervenção com menores institucionalizados; analisar a estrutura da Lei de Proteção à Infância, da qual foi mentor, na sua estrutura e tipologia tutelar; analisar o programa educativo de intervenção para menores institucionalizados. Contribuiremos, com o delineamento da interpretação, para a proteção e reeducação de menores para a História da Educação Social. A sua pedagogia social apresenta processos reeducativos destinados a superar, equilibrar e prevenir os menores em marginalização, desviação e exclusão social, com intuito de promover a proteção da criança/infância.Abstract: This essay, with historical-educational content and analytical hermeneutic methodology, deepens and revisits thought and socio-educational action about children/childhood in Father Antonio d' Oliveira (1867-1923), using his writings and secondary sources. We have listed the following objectives: to understand the figure, work and thought of Fr. Oliveira; identify Fr. Oliveira as a pedagogue/social educator for his intervention actions with institutionalized minors; to analyze the structure of the Child Protection Law, of which he was a mentor, in its structure and tutelary typology; to analyze the educational intervention program for institutionalized minors. We will contribute, with the design of interpretation, to the protection and reeducation of minors for the History of Social Education. Its social pedagogy presents re-educational processes aimed at overcoming, balancing and preventing minors in marginalization, deviance and social exclusion, in order to promote the protection of children/children.CeiED- Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da universidade Lusófona de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo BrancoEditoria de Periódicos CientíficosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2023-12-06T11:51:21Z2023-06-182023-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8716porMartins, Ernesto C. (2023) -Padre António d’Oliveira (1867-1923): pedagogo social, paladino da proteção à infância e da intervenção socioeducativa aos menores institucionalizados, nos inícios do século XX : contributos à história da educação social em Portugal. Educação Unisinos (Brasil), ISSN 2177-6210, vol. 27, pp. 1-16. Doi: 10.4013/edu.2023.271.132177-6210doi: 10.4013/edu.2023.271.13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T01:45:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:40.101329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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