Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarida Lopes Bettencourt Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8308
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a0aef68da88bbdc94bbb56391ee28791
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino BásicoJogosAtividade lúdicaAprendizagem1 Ciclo do Ensino BásicoGamesPlayful activitiesLearningPrimary SchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem como base a prática pedagógica em estágio, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no ano letivo de 2020/2021. O estágio decorreu numa Instituição de natureza jurídico privada numa turma do 4º. ano de escolaridade do 1.º CEB. Considerando as especificidades do contexto, nomeadamente a utilização regular de jogos como estratégia pedagógica do docente cooperante, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender de que forma os jogos podem ser potencializadores das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esta análise, recorreu-se a uma metodologia de investigação no âmbito da abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de investigação selecionados foram a observação participante, a realização de entrevistas, tanto ao docente cooperante como a algumas crianças integrantes do grupo-turma, a análise documental do projeto educativo da Instituição e instrumentos, como o diário de bordo e o portefólio, e, por fim, a elaboração de fichas avaliativas e conversas informais, de modo a compreender quais os conhecimentos demonstrados pelas crianças anterior e posteriormente à implementação dos jogos. Os resultados do estudo realçam a importância da implementação de jogos em contexto pedagógico, nomeadamente os jogos de natureza tecnológica, como potencializadores da aprendizagem. Através dos jogos selecionados para o presente estudo, as crianças mostraram uma progressão e desenvolvimento dos conteúdos abordados, demonstrando também mais interesse e empenho na realização das atividades propostas.The present report was perfomed under the scope of the Supervised Practice Course in the Primary School, in the academic year of 2020/2021. The practice took place at a private legal Institution, in a 4th grade of Primary School classroom. Considering the schools characteristics, in particular the regular use of games in the classroom as one of the teachers’ strategies, the study was developed to understand the way that games might increase learning process in a Primary School classroom. Thus, a research methodology within the qualitative approach was used. The techniques and instruments of investigation selected were participant observation, interviews, to the teacher and some of the students, documentary analysis of the school educational project and instruments such as the logbook, the portfolio, tests, and informal conversations, intending to understand the children knowledge before and after the games. The study results point to the importance of using games in pedagogical scenarios, in particular technological games, to increase knowledge learning enhancer. Through the games selected for this study, the children showed evolution in regard to the covered contents, showing interest and commitment in the activities proposed.Repositório do ISPAMargarida Lopes Bettencourt Pereira2021-10-04T11:35:01Z2021-07-29T00:00:00Z2021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8308202759989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:08Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:08.345144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
title Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Margarida Lopes Bettencourt Pereira
Jogos
Atividade lúdica
Aprendizagem
1 Ciclo do Ensino Básico
Games
Playful activities
Learning
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_sort Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino Básico
author Margarida Lopes Bettencourt Pereira
author_facet Margarida Lopes Bettencourt Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarida Lopes Bettencourt Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Atividade lúdica
Aprendizagem
1 Ciclo do Ensino Básico
Games
Playful activities
Learning
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Atividade lúdica
Aprendizagem
1 Ciclo do Ensino Básico
Games
Playful activities
Learning
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04T11:35:01Z
2021-07-29T00:00:00Z
2021-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8308
202759989
url http://hdl.handle.net/10400.12/8308
identifier_str_mv 202759989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130123966873600