Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8604 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto |
id |
RCAP_a0cb36cf329b3c57333fb8b0e396f4a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.Comportamento atualConsumo onlineDesportoE-consumidorIntenções futurasInternetMotivaçãoPreocupaçõesActual behaviorConcernsE-consumerFuture intentionsMotivationsOnline consumptionSportMestrado em Gestão do DesportoO objetivo deste estudo foi examinar o papel das motivações e preocupações dos consumidores online, de produtos e serviços desportivos, nos seus comportamentos atuais e como isso afeta as intenções futuras de compra. Com base no modelo SMOS, cinco tipos de motivação (i.e., a conveniência, informação, diversão, socialização e económica) e quatro tipos de preocupações (i.e., segurança e privacidade, entrega, qualidade do produto e serviço ao cliente) foram examinados para entender a sua influência no comportamento de consumo atual e ainda, sobre as futuras intenções de compra. Os dados foram recolhidos através de um inquérito enviado por correio eletrónico com um retorno de novecentas e quarenta respostas (n = 940). Um modelo de equações estruturais em duas etapas foi realizado e os resultados mostraram que o fator de motivação mais forte para a compra de produtos ou serviços de desporto é "económico", enquanto o tipo de preocupação "qualidade do produto" foi considerado menos preponderante para o consumo online. Os resultados também indicaram que a importância da frequência de compra online se sobrepõe à importância do valor gasto.ABSTRACT: The aim of this study was to examine the role of online sport consumer’s motivations and concerns on their actual behaviors and how it affects future purchase intentions. Based on the SMOS model, five types of motivation (i.e., convenience, information, diversion, socialization and economic) and four types of concerns (i.e., security and privacy, delivery, product quality, and customer service) were examined to understand their influence on actual behavior and on future behavioral intentions. Data were collected through an email survey with a return of nine hundred and forty responses (N = 940). A two-step structural equation model was conducted and the results showed that the strongest motivation for buying sport products or services is ‘economic’, while the concern ‘product quality’ was considered less preponderant for the online consumption. The results also indicated that the importance of purchase’s frequency supersedes the importance of the purchase’s amount spent.Mascarenhas, Maria Margarida Ventura MendesRepositório da Universidade de LisboaRamos, Ricardo Filipe Carreira2015-05-14T11:15:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8604engRamos, Ricardo F. Carreira (2015) - Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:34.248334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
title |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
spellingShingle |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Ramos, Ricardo Filipe Carreira Comportamento atual Consumo online Desporto E-consumidor Intenções futuras Internet Motivação Preocupações Actual behavior Concerns E-consumer Future intentions Motivations Online consumption Sport |
title_short |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
title_full |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
title_fullStr |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
title_full_unstemmed |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
title_sort |
Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. |
author |
Ramos, Ricardo Filipe Carreira |
author_facet |
Ramos, Ricardo Filipe Carreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ricardo Filipe Carreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento atual Consumo online Desporto E-consumidor Intenções futuras Internet Motivação Preocupações Actual behavior Concerns E-consumer Future intentions Motivations Online consumption Sport |
topic |
Comportamento atual Consumo online Desporto E-consumidor Intenções futuras Internet Motivação Preocupações Actual behavior Concerns E-consumer Future intentions Motivations Online consumption Sport |
description |
Mestrado em Gestão do Desporto |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-14T11:15:32Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8604 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, Ricardo F. Carreira (2015) - Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131034575437824 |