Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32525 |
Resumo: | Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo. |
id |
RCAP_a142fbb9738f06a385aaf50a29f2891e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidosAvaliação do desempenho docenteDesenvolvimento profissionalProfessoresCom vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.In order to reflect on the potential of teacher performance evaluation (TPE), the aim of this study was to understand the teachers’ perceptions about TPE and its relationship with the teacher professional development (TPD); and identify changes to the current model evidenced by teachers. A qualitative methodological plan was designed, seeking to capture the participants' point of view, using statistical description and interpretation. Data collection was carried out by applying an on-line survey to 81 teachers. The results show that teachers agree to be evaluated but that the current model of TPE is not an effective answer. They also consider that TPE can be a guide for professional development, because sharing experiences and being evaluated by trustworthy evaluators make a more coherent and fair process.Con el fin de reflexionar sobre el potencial de la evaluación del desempeño docente (EDD), el estudio tuvo como objetivos: comprender las percepciones que los maestros tienen sobre el EDD y su relación con el DP; e identificar cambios en el modelo actual evidenciado por los maestros. Se diseñó un plan metodológico cualitativo, que busca capturar el punto de vista de los participantes, utilizando la descripción estadística y la interpretación. La recolección de datos se realizó aplicando un cuestionario a 81 docentes. Los resultados muestran que los docentes aceptan ser evaluados pero que el modelo actual de EDD no es una respuesta efectiva y que, a pesar de la reticencia, consideran que el EDD puede ser una guía para el desarrollo profesional, ya que es la base para compartir experiencias y ser evaluado por evaluadores confiables la convierte en un proceso más coherente y justo.UFJF2021-10-28T12:02:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32525por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30702Macedo, MárioPaixão, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:59Zoai:ria.ua.pt:10773/32525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:53.187130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
title |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
spellingShingle |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos Macedo, Mário Avaliação do desempenho docente Desenvolvimento profissional Professores |
title_short |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
title_full |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
title_fullStr |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
title_full_unstemmed |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
title_sort |
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos |
author |
Macedo, Mário |
author_facet |
Macedo, Mário Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Mário Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente Desenvolvimento profissional Professores |
topic |
Avaliação do desempenho docente Desenvolvimento profissional Professores |
description |
Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-10-28T12:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32525 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1984-5499 10.34019/1984-5499.2020.v22.30702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137694276648960 |