Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Mário
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32525
Resumo: Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.
id RCAP_a142fbb9738f06a385aaf50a29f2891e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidosAvaliação do desempenho docenteDesenvolvimento profissionalProfessoresCom vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.In order to reflect on the potential of teacher performance evaluation (TPE), the aim of this study was to understand the teachers’ perceptions about TPE and its relationship with the teacher professional development (TPD); and identify changes to the current model evidenced by teachers. A qualitative methodological plan was designed, seeking to capture the participants' point of view, using statistical description and interpretation. Data collection was carried out by applying an on-line survey to 81 teachers. The results show that teachers agree to be evaluated but that the current model of TPE is not an effective answer. They also consider that TPE can be a guide for professional development, because sharing experiences and being evaluated by trustworthy evaluators make a more coherent and fair process.Con el fin de reflexionar sobre el potencial de la evaluación del desempeño docente (EDD), el estudio tuvo como objetivos: comprender las percepciones que los maestros tienen sobre el EDD y su relación con el DP; e identificar cambios en el modelo actual evidenciado por los maestros. Se diseñó un plan metodológico cualitativo, que busca capturar el punto de vista de los participantes, utilizando la descripción estadística y la interpretación. La recolección de datos se realizó aplicando un cuestionario a 81 docentes. Los resultados muestran que los docentes aceptan ser evaluados pero que el modelo actual de EDD no es una respuesta efectiva y que, a pesar de la reticencia, consideran que el EDD puede ser una guía para el desarrollo profesional, ya que es la base para compartir experiencias y ser evaluado por evaluadores confiables la convierte en un proceso más coherente y justo.UFJF2021-10-28T12:02:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32525por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30702Macedo, MárioPaixão, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:59Zoai:ria.ua.pt:10773/32525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:53.187130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
title Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
spellingShingle Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
Macedo, Mário
Avaliação do desempenho docente
Desenvolvimento profissional
Professores
title_short Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
title_full Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
title_fullStr Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
title_full_unstemmed Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
title_sort Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
author Macedo, Mário
author_facet Macedo, Mário
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Paixão, Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Mário
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Desenvolvimento profissional
Professores
topic Avaliação do desempenho docente
Desenvolvimento profissional
Professores
description Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-10-28T12:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32525
url http://hdl.handle.net/10773/32525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1984-5499
10.34019/1984-5499.2020.v22.30702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFJF
publisher.none.fl_str_mv UFJF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137694276648960