"Relação escola/empresa - o papel dos Institutos Politécnicos . Estudo de caso - A escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luís Filipe Valente de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15217
Resumo: Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica
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spelling "Relação escola/empresa - o papel dos Institutos Politécnicos . Estudo de caso - A escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal"ConhecimentoInvestimento em capital humanoQualificaçãoAprendizagemEnsino politécnicoRealidade sócio-económicaMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade EconómicaA evolução organizacional e tecnológica das empresas tem conduzido à definição de novas formas de qualificação e ao aparecimento de novos tipos de organizações. A teoria do Investimento em Capital Humano, importante nas decisões de procura de educação, deverá cada vez mais ter em conta aspectos relacionados com as áreas de especialização da formação, empregabilidade, níveis de responsabilidade.... A ESCE - Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal, ao ensinar, investigar e desenvolver as ciências empresariais, pretende contribuir para o desenvolvimento da região de Setúbal e do País, tendo por base uma formação assente numa combinação adequada entre o conhecimento científico e o conhecimento pragmático, que permita preparar os seus licenciados para os desafios inerentes às exigências de uma cada vez maior flexibilidade profissional. Os seus alunos apresentam uma elevada expectativa, porém racional, face às suas possibilidades de emprego no actual e competitivo mercado de trabalho da região de Setúbal. Os responsáveis pelas empresas conhecem e acreditam na ESCE, embora a sua relação com ela seja ainda bastante tímida e pouco visível. O presente trabalho pretende estudar a relação entre a ESCE e as empresas da região de Setúbal, tendo em conta os aspectos: teóricos relacionados com as novas formas de qualificação e de organização; interpretativos inerentes ao enquadramento legal dos Institutos Politécnicos e às realidades sacio­ económicas da região de Setúbal; e empíricos que permitem avaliar as expectativas dos alunos, as necessidades das empresas, a organização e a capacidade de resposta da escola. Deste estudo resulta ainda que um trabalhador para exercer bem as suas funções deverá ser criativo, ter uma motivação para a aprendizagem permanente, e possuir uma boa formação escolar e profissional, características que se enquadram perfeitamente nas novas formas de qualificação exigidas pelos novos tipos de organizações existentes. A ESCE está atenta a estas realidades, embora os responsáveis pelas empresas não as considerem ainda prioritárias, daí o desajustamento actualmente existente na relação ESCE/Empresas da Região.Firms' organisational and technological progress has led to the appearance of new patterns of qualification and new types of organisations. The theory of human capital investment, important in education demand decisions, should consider more and more those aspects related to the specialisation areas, employment, responsibility leveis... ESCE- Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, provides teaching, search and development of management sciences contributing this way to the development of the region of Setúbal and the entire country as well. lt combines properly scientific and formal knowledge so that its graduated people be better prepared to face the demands towards the growing professional flexibility. ESCE's students show high expectations, though rational, about their odds of getting a job in Setúbal competitive labour market. Although the relationship between the firms and ESCE is still shy and not very visible, employers know and believe in ESCE. The present work studies the connection between ESCE and the firms established in the region of Setúbal, concerning the following factors: theoretical, related to the new types of qualification and organisation; interpretative, inherent to the legal support of Institutos Politécticos and to the socio-economic reality of the region of Setúbal; and empirical, which allow the evaluation of students' expectations, firms' needs and school's organisation and response. From this study we conclude that worker's good performance depends on factors like creativity, motivation for continuous learning and good scholar and professional formation, which fit perfectly in the new qualification standards demanded by the new types of organisations. ESCE is aware of these realities even though firms' responsible don't consider it as a priority, what generates the disadjustment that characterises the relationship between ESCE and the firms implanted in the region.Lopes, Margarida ChagasRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Luís Filipe Valente de2018-04-05T14:25:50Z2000-012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15217porAlmeida, Luis Filipe Valente de Almeida, (2000). "Relação escola/empresa - o papel dos INstitutos Politécnicos . Estudo de caso - a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal"info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:55.738015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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