Currículo funcional...que características?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11308 |
Resumo: | Os currículos funcionais, estruturados de acordo com os contextos de vida atuais e futuros em que cada aluno se insere e se irá inserir, possibilitam desenvolver competências com significado e úteis para a formação pessoal, social e laboral, proporcionando uma vida adulta com qualidade e autonomia. Neste estudo procurámos conhecer e compreender as características dos currículos funcionais, porque sentimos necessidade de encontrar respostas para as dificuldades vivenciadas nas escolas. O trabalho apresentado segue um modelo de abordagem qualitativa, com análise documental, cuja amostra são nove currículos específicos individuais. A recolha de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, utilizando uma grelha construída especificamente para o efeito com base na literatura. Os resultados obtidos indicam que os currículos funcionais, não são verdadeiramente funcionais uma vez que na sua maioria, não contêm características exigíveis para tal nem fazem referência às áreas curriculares onde a vida do aluno se desenvolve ou se pensa que possa vir a desenvolver. Os contextos de vida não estão a ser desenvolvidos, podendo vir a comprometer a inserção social destes alunos. A grelha construída para analisar os currículos específicos individuais, pode ser uma ferramenta de trabalho que auxilie na elaboração, avaliação e análise dos currículos funcionais, que tem por objetivo ser útil aos docentes. |
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Os currículos funcionais, estruturados de acordo com os contextos de vida atuais e futuros em que cada aluno se insere e se irá inserir, possibilitam desenvolver competências com significado e úteis para a formação pessoal, social e laboral, proporcionando uma vida adulta com qualidade e autonomia. Neste estudo procurámos conhecer e compreender as características dos currículos funcionais, porque sentimos necessidade de encontrar respostas para as dificuldades vivenciadas nas escolas. O trabalho apresentado segue um modelo de abordagem qualitativa, com análise documental, cuja amostra são nove currículos específicos individuais. A recolha de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, utilizando uma grelha construída especificamente para o efeito com base na literatura. Os resultados obtidos indicam que os currículos funcionais, não são verdadeiramente funcionais uma vez que na sua maioria, não contêm características exigíveis para tal nem fazem referência às áreas curriculares onde a vida do aluno se desenvolve ou se pensa que possa vir a desenvolver. Os contextos de vida não estão a ser desenvolvidos, podendo vir a comprometer a inserção social destes alunos. A grelha construída para analisar os currículos específicos individuais, pode ser uma ferramenta de trabalho que auxilie na elaboração, avaliação e análise dos currículos funcionais, que tem por objetivo ser útil aos docentes. |
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