Satisfação no emprego: O impacto da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Filipa Marina Alves de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5219
Resumo: O presente estudo aborda o mismatch de competências dos indivíduos europeus, no sentido de compreender se a uma educação (des)adequada corresponde uma maior ou menor satisfação no emprego. Complementarmente, é tido como objectivo a aferição dos determinantes da satisfação no emprego, dando especial atenção à variável adequação de competências (sub e sobre-educação). Tendo por base o Fourth European Working Conditions Survey, que incide sobre inúmeras dimensões das condições de trabalho apuradas em 31 países europeus, e utilizando um índice de qualidade no emprego, assente numa abordagem multidimensional e micro-económica que incorpora dimensões objectivas e subjectivas foi estimado um modelo Tobit com o intuito de responder a estas questões. Os resultados do modelo gerado apontam, ao nível das características dos indivíduos, uma menor satisfação no género feminino, explicada através das dimensões aprendizagem, salário, autonomia e perspectivas de carreira. A educação é um aspecto-chave na determinação da satisfação que um indivíduo possa sentir em relação à sua ocupação. Conclui-se que níveis adicionais de educação geram maior satisfação. Inquiridos que tenham frequentado o ensino superior mostram-se mais satisfeitos ao nível das dimensões objectivas, nucleares e complementares. Contudo, indivíduos cujas competências estejam claramente acima das tarefas desempenhadas registam menores níveis de satisfação, justificados pelo impacto negativo das condições físicas, intensidade, saúde, perspectivas de carreira, aprendizagem e das recompensas intrínsecas. Ao nível das características das empresas, é evidenciada uma maior satisfação no sector público, sendo valorizadas dimensões subjectivas como a segurança, a intensidade e a aprendizagem.
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