Ensaios de aderência de esquemas de pintura pelo método de tração (pull-off): Avaliação de fatores que influenciam os resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragata,Fernando
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ordine,Alberto P., Amorim,Cristina C., Ferraz,Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642008000400003
Resumo: A medição de aderência dos revestimentos por pintura pelo método de tração (pull-off), segundo as normas ASTM D 4541 ou ISO 4624, tem sido muito utilizada no campo da proteção anticorrosiva. Trata-se de um método que, além de medir a tensão de ruptura, permite identificar a natureza da falha de aderência. Entretanto, alguns fatores inerentes ao ensaio podem influenciar os resultados. No presente trabalho apresentam-se os resultados de um estudo, realizado de forma conjunta por quatro laboratórios, dentro do qual se avaliou a influência da espessura da chapa de aço (3 mm e 9 mm), bem como do tipo de equipamento, nos valores da tensão de ruptura, em três esquemas de pintura com características físico-químicas diferentes. Concluiu-se que, nas chapas de 3 mm de espessura, independente do tipo de equipamento, os valores são muito inferiores aos obtidos com chapas de 9 mm de espessura. Observou-se ainda que equipamentos diferentes podem conduzir a resultados também bastante diferentes.
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