A avaliação da formação através do estudo da transferência das aprendizagens. Um caso na Força Aérea Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vanina Chantal de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/662
Resumo: O grande investimento efectuado pela FAP em formação torna necessário promover estudos na área da avaliação do impacto da formação e da avaliação da transferência das aprendizagens. Com o objectivo de estudar a transferência das aprendizagens de uma determinada acção de formação, esta investigação baseou-se no modelo de Holton (1996) através do Learning Transfer System Inventory (LTSI) que diagnostica a influência de quatro grandes categorias de factores (características dos formandos, design da formação, motivação e as características do contexto de trabalho). De forma complementar estudou-se o contributo das expectativas e das reacções dos formandos relativamente à satisfação da prestação do formador e aspectos da formação. Foram ainda recolhidos dados de opinião por parte dos diversos intervenientes no contexto real de trabalho dos formandos (superior directo, pares e subordinados). Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do LTSI constituiu uma mais valia no estudo do fenómeno da transferência de aprendizagens, contribuindo para o diagnóstico de situações capazes de interferir na mesma, revelando-se pertinente e útil. Verificou-se que mesmo que os formandos detenham características individuais propícias à aprendizagem, tenham expectativas altas, estejam motivados, e o design da formação seja adequado, a transferência poderá não ocorrer, se o contexto no qual os formandos intervêm não for favorável. A utilização de outros instrumentos consubstanciou e corroborou os resultados obtidos. As conclusões acerca do apoio prestado por parte das chefias, pares e subordinados revelaram-se complexos, sobretudo ao constatar a divergência de opiniões entre formandos e superiores/pares/subordinados.
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