Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana José Crispim Conceição
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8939
Resumo: O turismo é um importante potenciador de crescimento económico, que auxiliado pelo marketing poderá atuar na sustentabilidade do destino tornando-se deste modo uma atividade central numa determinada região, pois consegue gerar vantagens competitivas. A investigação pretende proporcionar uma visão estratégica acerca das perspetivas e oportunidades do desenvolvimento de ofertas turísticas, sendo que estas deverão atingir padrões de maior qualidade de serviço e ajustar-se melhor aos produtos turísticos de vocação estratégica regional nas áreas em que se localizam, contribuindo assim para a valorização dos produtos turísticos existentes no destino turístico. O foco central do presente estudo é o segmento do turismo de saúde, em que a motivação principal é o recuperar o bem-estar físico e psíquico. O segmento turístico referido engloba duas subcategorias: turismo de médico e o turismo de bem-estar. A metodologia adotada assenta no paradigma interpretativo do destino turístico de Coimbra, com principal incidência nas oportunidades de desenvolvimento de um projeto turístico/hoteleiro para o segmento do turismo de saúde. Consumada a opção de análise do turismo de Coimbra, para uma investigação mais completa e adaptada ao estudo de caso, foram realizadas entrevistas a diversos agentes económicos e turísticos. Concluiu-se que a criação de uma unidade hoteleira vocacionada para o turismo de saúde permitirá acrescentar valor à oferta atual de mercado a nível nacional e colmatar uma lacuna de mercado no cluster turístico da cidade de Coimbra. Por fim são reveladas as limitações à investigação desenvolvida e identificadas oportunidades de investigação futura.
id RCAP_a38051f589de959a129b19e596ae6e59
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de casoTurismoMarketingProduto turísticoDestinos turísticosSaúdeCoimbraTourismTourism productsDestinationsHealthO turismo é um importante potenciador de crescimento económico, que auxiliado pelo marketing poderá atuar na sustentabilidade do destino tornando-se deste modo uma atividade central numa determinada região, pois consegue gerar vantagens competitivas. A investigação pretende proporcionar uma visão estratégica acerca das perspetivas e oportunidades do desenvolvimento de ofertas turísticas, sendo que estas deverão atingir padrões de maior qualidade de serviço e ajustar-se melhor aos produtos turísticos de vocação estratégica regional nas áreas em que se localizam, contribuindo assim para a valorização dos produtos turísticos existentes no destino turístico. O foco central do presente estudo é o segmento do turismo de saúde, em que a motivação principal é o recuperar o bem-estar físico e psíquico. O segmento turístico referido engloba duas subcategorias: turismo de médico e o turismo de bem-estar. A metodologia adotada assenta no paradigma interpretativo do destino turístico de Coimbra, com principal incidência nas oportunidades de desenvolvimento de um projeto turístico/hoteleiro para o segmento do turismo de saúde. Consumada a opção de análise do turismo de Coimbra, para uma investigação mais completa e adaptada ao estudo de caso, foram realizadas entrevistas a diversos agentes económicos e turísticos. Concluiu-se que a criação de uma unidade hoteleira vocacionada para o turismo de saúde permitirá acrescentar valor à oferta atual de mercado a nível nacional e colmatar uma lacuna de mercado no cluster turístico da cidade de Coimbra. Por fim são reveladas as limitações à investigação desenvolvida e identificadas oportunidades de investigação futura.Tourism is an important enhancer of economic growth, aided by marketing that may act on the sustainability of target thereby becoming a central activity in a particular region, because it can generate competitive advantages. The research aims to provide a strategic vision about the perspectives and opportunities for development of tourist offers and these ones should achieve higher quality of service and adjust better to the tourism products of regional strategic vocation in the areas where they are located, contributing to the enhancement of existing tourism products in the tourist destination. The central focus of this study is the segment of health tourism, where the main motivation is to recover the physical and mental well-being. The tourism segment includes two subcategories: medical tourism and wellness tourism. The methodology adopted is based on the interpretive paradigm of Coimbra, a tourist destination, with a focus on opportunities for development of a tourist / hotel project for the segment of health tourism. Performed the option analysis of Coimbra tourism, it have been conducted interviews with various economic and tourist agents, for a more complete and adapted to the case study research. It was concluded that the creation of a hotel unit dedicated to health tourism will add value to current market supply nationally and fill a market gap in the tourism cluster in the city of Coimbra. Finally there are revealed some limitations to the research carried out and identified opportunities for future research.2015-05-19T14:40:24Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8939TID:201029928porSilva, Ana José Crispim Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:21.479132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
title Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
spellingShingle Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
Silva, Ana José Crispim Conceição
Turismo
Marketing
Produto turístico
Destinos turísticos
Saúde
Coimbra
Tourism
Tourism products
Destinations
Health
title_short Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
title_full Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
title_fullStr Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
title_full_unstemmed Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
title_sort Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
author Silva, Ana José Crispim Conceição
author_facet Silva, Ana José Crispim Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana José Crispim Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing
Produto turístico
Destinos turísticos
Saúde
Coimbra
Tourism
Tourism products
Destinations
Health
topic Turismo
Marketing
Produto turístico
Destinos turísticos
Saúde
Coimbra
Tourism
Tourism products
Destinations
Health
description O turismo é um importante potenciador de crescimento económico, que auxiliado pelo marketing poderá atuar na sustentabilidade do destino tornando-se deste modo uma atividade central numa determinada região, pois consegue gerar vantagens competitivas. A investigação pretende proporcionar uma visão estratégica acerca das perspetivas e oportunidades do desenvolvimento de ofertas turísticas, sendo que estas deverão atingir padrões de maior qualidade de serviço e ajustar-se melhor aos produtos turísticos de vocação estratégica regional nas áreas em que se localizam, contribuindo assim para a valorização dos produtos turísticos existentes no destino turístico. O foco central do presente estudo é o segmento do turismo de saúde, em que a motivação principal é o recuperar o bem-estar físico e psíquico. O segmento turístico referido engloba duas subcategorias: turismo de médico e o turismo de bem-estar. A metodologia adotada assenta no paradigma interpretativo do destino turístico de Coimbra, com principal incidência nas oportunidades de desenvolvimento de um projeto turístico/hoteleiro para o segmento do turismo de saúde. Consumada a opção de análise do turismo de Coimbra, para uma investigação mais completa e adaptada ao estudo de caso, foram realizadas entrevistas a diversos agentes económicos e turísticos. Concluiu-se que a criação de uma unidade hoteleira vocacionada para o turismo de saúde permitirá acrescentar valor à oferta atual de mercado a nível nacional e colmatar uma lacuna de mercado no cluster turístico da cidade de Coimbra. Por fim são reveladas as limitações à investigação desenvolvida e identificadas oportunidades de investigação futura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-12
2015-05-19T14:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8939
TID:201029928
url http://hdl.handle.net/10071/8939
identifier_str_mv TID:201029928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134855926120448