Adolescer com saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rita Isabel dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8898
Resumo: O presente Relatório reflecte o percurso desenvolvido durante os três módulos de estágio realizados na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Forte da Casa, tendo por base o diagnóstico de situação da saúde de uma comunidade e a implementação de um projecto de intervenção. Os projectos desenvolvidos inserem-se no âmbito da Promoção da Saúde e Prevenção de comportamentos de risco na adolescência. Os adolescentes são considerados internacionalmente, como um grupo que vivencia grandes mudanças a nível físico, psicológico, familiar e social sendo susceptíveis ao desenvolvimento de comportamentos de risco que se poderão perpetuar no futuro. È com este argumento, que se torna fundamental uma intervenção multissectorial, concertada entre os profissionais dos vários contextos em que os adolescentes se inserem, nomeadamente no contexto escolar onde estes passam muito do seu tempo. O primeiro e segundo módulos de estágio centraram-se concretamente na prevenção da violência no namoro na Escola Secundária do Forte da Casa, tendo como principais objectivos o desenvolvimento de competências de um grupo de alunos para a formação dos pares, relativamente á problemática da violência no namoro e o envolvimento dos profissionais da escola no projecto implementado. Para isso, foram desenvolvidas várias actividades, nomeadamente reuniões com vários profissionais da equipa multidisciplinar, sessões de formação aos alunos participantes no projecto, elaboração de cartazes, entre outros. Relativamente ao terceiro módulo de estágio, a intervenção centrou-se no planeamento e estruturação de uma consulta de adolescentes, adequada à metodologia de funcionamento da USF do Forte da Casa. Assim, foram realizadas várias actividades das quais se destacam, entrevistas semidirigidas a informadores-chave, estágio de observação participante no Centro de Atendimento a Adolescentes Aparece, reuniões periódicas com a equipa de Enfermagem da USF e elaboração de documentos orientadores da consulta de adolescentes. As actividades executadas ao longo dos três módulos de estágio permitirão futuramente, uma continuidade dos projectos implementados e uma articulação efectiva entre os profissionais da escola e os da USF do Forte da Casa. Este relatório retrata o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, que através das suas competências específicas, adequa as práticas, aplica um Planeamento em Saúde eficaz, mobiliza os recursos comunitários e as equipas, na busca da excelência nos cuidados de Enfermagem prestados e de ganhos de saúde da comunidade.
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spelling Adolescer com saúdePrevenção de comportamentos de riscoArticulação intersectorialEnfermeiro especialista em enfermagem de saúde comunitáriaPrevention of risk behaviorInter-sector collaborationSpecialist nurse in community health nursingO presente Relatório reflecte o percurso desenvolvido durante os três módulos de estágio realizados na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Forte da Casa, tendo por base o diagnóstico de situação da saúde de uma comunidade e a implementação de um projecto de intervenção. Os projectos desenvolvidos inserem-se no âmbito da Promoção da Saúde e Prevenção de comportamentos de risco na adolescência. Os adolescentes são considerados internacionalmente, como um grupo que vivencia grandes mudanças a nível físico, psicológico, familiar e social sendo susceptíveis ao desenvolvimento de comportamentos de risco que se poderão perpetuar no futuro. È com este argumento, que se torna fundamental uma intervenção multissectorial, concertada entre os profissionais dos vários contextos em que os adolescentes se inserem, nomeadamente no contexto escolar onde estes passam muito do seu tempo. O primeiro e segundo módulos de estágio centraram-se concretamente na prevenção da violência no namoro na Escola Secundária do Forte da Casa, tendo como principais objectivos o desenvolvimento de competências de um grupo de alunos para a formação dos pares, relativamente á problemática da violência no namoro e o envolvimento dos profissionais da escola no projecto implementado. Para isso, foram desenvolvidas várias actividades, nomeadamente reuniões com vários profissionais da equipa multidisciplinar, sessões de formação aos alunos participantes no projecto, elaboração de cartazes, entre outros. Relativamente ao terceiro módulo de estágio, a intervenção centrou-se no planeamento e estruturação de uma consulta de adolescentes, adequada à metodologia de funcionamento da USF do Forte da Casa. Assim, foram realizadas várias actividades das quais se destacam, entrevistas semidirigidas a informadores-chave, estágio de observação participante no Centro de Atendimento a Adolescentes Aparece, reuniões periódicas com a equipa de Enfermagem da USF e elaboração de documentos orientadores da consulta de adolescentes. As actividades executadas ao longo dos três módulos de estágio permitirão futuramente, uma continuidade dos projectos implementados e uma articulação efectiva entre os profissionais da escola e os da USF do Forte da Casa. Este relatório retrata o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, que através das suas competências específicas, adequa as práticas, aplica um Planeamento em Saúde eficaz, mobiliza os recursos comunitários e as equipas, na busca da excelência nos cuidados de Enfermagem prestados e de ganhos de saúde da comunidade.The present report charts the course of the three internship modules carried out in the Family Health Unit (USF) in Forte da Casa. It is based on the diagnosis of the health situation of a community and the implementation of a health intervention project. The project which were developed, fall within the Promotion of Health and the Prevention of risk behavior in adolescence. Internationally, adolescents are regarded as a group which undergoes great changes in the physical, psychological, family and social spheres. As such, they are prone to developing risk behavior which may well continue into the future. It is, thus, necessary that there be concerted, multi-sector intervention by professionals from the various areas connected with adolescents, namely, in school where they spend much of their time. The first two internship modules focus on the prevention of violence among courting couples in Forte da Casa Secondary School. The main aim was to develop the competences of a group of pupils in training their peers regarding the problems of violence among courting couples and the involvement of school professionals in the project. To this end, activities were organized, namely, meetings with various professionals from the multi-disciplinary team, training sessions for the students involved in the project, the making of posters, among others. As regards the third internship module, intervention focused on the planning and structuring of the consultation of adolescents. This was adapted to the working methodology of the USF Forte da Casa. Thus, among the several activities that took place, the following may be highlighted: informal interviews with key informers, placement as an active observer in the Centro de Atendimento de Adolescentes Aparece (Adolescent Help Centre- Aparece), regular meetings with the USF nursing staff and the creation of guidelines resulting from the consultation of adolescents. The activities which were organized throughout the three internship modules, will enable the projects implemented to continue and will permit effective collaboration between the staff of the school and of the USF in the Forte da Casa. This report describes the role of the Specialist Nurse in Community Health Nursing. This Specialist, through the use of specific competences, adapts practice, applies effective Health Planning, mobilizes community resources and teams to achieve excellence in Nursing care, with a view to improving the health of a community.Vidal, Teresa RasquilhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Rita Isabel dos Santos2012-08-09T14:35:11Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:38:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:03.783527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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