Pessoa em situação crítica : foco de cuidados do enfermeiro especialista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16296 |
Resumo: | A pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica constituí o foco do cuidar do enfermeiro especialista. As competências inerentes ao cuidar especializado foram o fio guia para a análise da minha prestação em termos académicos. Este relatório pretende ser uma análise crítico-reflexiva de um momento de aprendizagem que decorreu nas unidades de cuidados intensivos de cardiologia e polivalente do Hospital de Braga, bem como um documento que sustente a minha aquisição de competências. Assim, identificar competências específicas inerentes ao enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica; refletir sobre as competências específicas do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica; explicitar vivências e experiencias adquiridas ao longo dos momentos de prática tutelada e elaborar um documento que sustente a minha aprendizagem e evolução académica/profissional, cumprindo assim um requisito de avaliação da unidade curricular constituem os objetivos que delineei para este relatório. Para tal socorri-me da minha prestação e das minhas experiências e analisei-as à luz das competências inerentes ao enfermeiro especialista, promovendo também uma pesquisa bibliográfica que sustentasse teoricamente a minha prática. O relatório está dividido em duas partes, uma que retrata experiencias à luz das competências base do enfermeiro especialista, e uma segunda que retrata as experiências e competências adquiridas no seguimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica. A estruturação do mesmo pretende facilitar quer a minha própria análise das competências adquiridas, bem como a leitura e compreensão dos leitores. Segue uma metodologia expositiva. Socorro-me de vários documentos emanados pela Ordem dos Enfermeiros, pela Direção Geral de Saúde, bem como de outros artigos científicos para sustentar a minha prática e fundamentar teoricamente o relatório. Adquiri competências no campo ético, legal e de responsabilidade, bem como na gestão da qualidade e dos cuidados e no desenvolvimento das aprendizagens profissionais. O cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, a dinamização de respostas a situações de catástrofe e emergência multivítima e a maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção foram competências que demonstrei ao longo deste estágio e aqui se refletem. Contribui para a aprendizagem nos locais onde estagiei através de formações e trabalhos que disponibilizei, bem como através de discussões e conversas informais com os profissionais.A abordagem pormenorizada de cada eixo das competências exigidas permite uma melhor compreensão e análise do meu percurso e da minha prestação, bem como a avaliação da sua concretização. |
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Pessoa em situação crítica : foco de cuidados do enfermeiro especialistaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica constituí o foco do cuidar do enfermeiro especialista. As competências inerentes ao cuidar especializado foram o fio guia para a análise da minha prestação em termos académicos. Este relatório pretende ser uma análise crítico-reflexiva de um momento de aprendizagem que decorreu nas unidades de cuidados intensivos de cardiologia e polivalente do Hospital de Braga, bem como um documento que sustente a minha aquisição de competências. Assim, identificar competências específicas inerentes ao enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica; refletir sobre as competências específicas do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica; explicitar vivências e experiencias adquiridas ao longo dos momentos de prática tutelada e elaborar um documento que sustente a minha aprendizagem e evolução académica/profissional, cumprindo assim um requisito de avaliação da unidade curricular constituem os objetivos que delineei para este relatório. Para tal socorri-me da minha prestação e das minhas experiências e analisei-as à luz das competências inerentes ao enfermeiro especialista, promovendo também uma pesquisa bibliográfica que sustentasse teoricamente a minha prática. O relatório está dividido em duas partes, uma que retrata experiencias à luz das competências base do enfermeiro especialista, e uma segunda que retrata as experiências e competências adquiridas no seguimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica. A estruturação do mesmo pretende facilitar quer a minha própria análise das competências adquiridas, bem como a leitura e compreensão dos leitores. Segue uma metodologia expositiva. Socorro-me de vários documentos emanados pela Ordem dos Enfermeiros, pela Direção Geral de Saúde, bem como de outros artigos científicos para sustentar a minha prática e fundamentar teoricamente o relatório. Adquiri competências no campo ético, legal e de responsabilidade, bem como na gestão da qualidade e dos cuidados e no desenvolvimento das aprendizagens profissionais. O cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, a dinamização de respostas a situações de catástrofe e emergência multivítima e a maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção foram competências que demonstrei ao longo deste estágio e aqui se refletem. Contribui para a aprendizagem nos locais onde estagiei através de formações e trabalhos que disponibilizei, bem como através de discussões e conversas informais com os profissionais.A abordagem pormenorizada de cada eixo das competências exigidas permite uma melhor compreensão e análise do meu percurso e da minha prestação, bem como a avaliação da sua concretização.The person in critical condition and/or organ failure constitutes the focus of nursing care specialist. The skills inherent to specialized care were the guide wire for the analysis of my performance. This report is an analysis of a critical-reflexive moment of learning that took place in cardiology and polyvalent intensive care units as well as a document that supports my skills. Identifying specific skills inherent in the nurse specialist in person in a critical situation reflect on the specific skills of specialist nurses and specialist nurses in nursing person in critical condition; explicit experiences acquired over the moments of practice and develop document to support my learning and academic progress / professional, are the objectives for this report. To that I speak about my performance and my experiences and analyzed them in light of the skills inherent to the nurse specialist, also promoting a bibliographic research that supported my practice. The report is divided into two parts, one dedicate to my experiences in light of the basic skills of specialist nurses, and a second that reflects the experience and skills acquired on the perspective of the nurse specialist in person in critical condition. The structure aims to facilitate my own analysis of acquired skills, as well as reading and understanding of readers. The methodology used is the exhibition. My report is based in several documents form Ordem dos Enfermeiros, Direção Geral de Saúde, and, other scientifc articles. I got through this report skills and knowledge to care of the person in critical situation or critical organ failure. I demonstrated skills in the ethical, legal and liability terms, as well as quality and care management and development professional’s learning. The care of the person to experience complex processes of critical illness, the dynamics of responses to disasters and emergency multi-victim and the maximization of intervention in the prevention and control of infection are skills that I demonstrated throughout this stage and are reflected here. Contributes to learning in places where an intern through training and jobs made available, as well as through informal discussions and conversations with professionals. A detailed approach for each axis of the skills required allows a better understanding and analysis of my journey and my performance as well as assessing their achievement.Rego, AméliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Maria Augusta Oliveira da Cunha2015-01-19T12:04:53Z2014-04-1520122014-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:21:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:31.487945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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