Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, João Francisco Metódio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7680
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_a431e49523bafebb7a84879153f7fd28
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicosRedes IndustriaisRelacionamentos de NegócioPosicionamentoMudanças na RedeIndustrial NetworksBusiness RelationshipsPositioningNetwork ChangesMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialNo âmbito de redes industriais, as atividades que as empresas executam e os recursos que destinam para o desenvolvimento dos seus relacionamentos, definem a sua posição na rede em conjunto com um papel que as suas contrapartes associam. Esta posição está intimamente associada a uma identidade, formada pela perceção da rede sobre as competências da empresa e dos recursos que detém, mas também por aqueles que consegue mobilizar. Esta identidade define a atratividade da empresa como parceira de troca que, por sua vez, afeta o seu espaço de ação relativamente a mudanças de posição, o posicionamento. Através de dois Estudos de Caso, pretendeu-se analisar como essa mudança é efetuada, tendo em conta a posição e a identidade já conquistada e para a qual se investiu. Conclui-se que o posicionamento é um processo gradual, no qual as empresas procuram mudar a sua posição mas, ao mesmo tempo, manterem-se próximas do que já fazem, em termos de similaridades de competências e relacionamentos. Este gradualismo visa, sobretudo, a salvaguarda das posições atuais, onde a empresa sabe que é rentável e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades no seu contexto de rede.In the context of industrial networks, the activities that companies perform and the resources employed in developing their relationships, define their position in the network together with the role it has to, and expected by, their counterparts. This position is closely associated with a specific identity, formed by the perception that other actors in the network have on the competences of the company and its resources, but also by other companies that it can mobilize through business relationships. This identity defines the attractiveness of the company as an exchange partner, which, in turn, affects their scope of action for changes in position - the positioning. Through two case studies, we sought to analyze how this change of position is made, taking into account the position and the identity established by the focal companies and for which they have invested over time. It is concluded that the positioning is a gradual process, in which companies seek to change its position but at the same time, keep themselves close to what they already do, in terms of the similarity of both competencies and business relationships. This gradualism is aimed mainly at safeguarding current positions, where the company knows that it is profitable and, at the same time, open up new possibilities in its network context.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCatarino, João Francisco Metódio2014-12-30T11:38:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7680porCatarino, João Francisco Metódio (2014). "Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:48.806685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
title Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
spellingShingle Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
Catarino, João Francisco Metódio
Redes Industriais
Relacionamentos de Negócio
Posicionamento
Mudanças na Rede
Industrial Networks
Business Relationships
Positioning
Network Changes
title_short Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
title_full Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
title_fullStr Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
title_full_unstemmed Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
title_sort Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
author Catarino, João Francisco Metódio
author_facet Catarino, João Francisco Metódio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino, João Francisco Metódio
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Industriais
Relacionamentos de Negócio
Posicionamento
Mudanças na Rede
Industrial Networks
Business Relationships
Positioning
Network Changes
topic Redes Industriais
Relacionamentos de Negócio
Posicionamento
Mudanças na Rede
Industrial Networks
Business Relationships
Positioning
Network Changes
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T11:38:16Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7680
url http://hdl.handle.net/10400.5/7680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Catarino, João Francisco Metódio (2014). "Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131024922247168