Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soutinho, Florbela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51953
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar.
id RCAP_a4473191212623d261ccf07903331fce
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!Challenging young children to calculate!Resolução de problemasRaciocínio aditivoMatemática no pré-escolarProblem solvingAdditive reasoningMathematics in kindergartenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar.This paper presents results of a short intervention program focused on 5-6-years-old children (n=12) problem solving of additive structure. Children were individually interviewed before and after the intervention. Results suggest that children’s additive reasoning can be stimulated by problem solving. And they also suggest that the educator has an important role in the creation of opportunities to improve children’s additive reasoning.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSoutinho, FlorbelaMamede, Ema20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51953poreISSN: 2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:21.254352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
Challenging young children to calculate!
title Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
spellingShingle Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
Soutinho, Florbela
Resolução de problemas
Raciocínio aditivo
Matemática no pré-escolar
Problem solving
Additive reasoning
Mathematics in kindergarten
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
title_full Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
title_fullStr Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
title_full_unstemmed Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
title_sort Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
author Soutinho, Florbela
author_facet Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
author_role author
author2 Mamede, Ema
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Raciocínio aditivo
Matemática no pré-escolar
Problem solving
Additive reasoning
Mathematics in kindergarten
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resolução de problemas
Raciocínio aditivo
Matemática no pré-escolar
Problem solving
Additive reasoning
Mathematics in kindergarten
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51953
url http://hdl.handle.net/1822/51953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv eISSN: 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132425511501824