Os registos de escrita precoce de crianças de 5-6 anos: evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira da Silva, Maria Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Joana Daniela Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25767/se.v32i2.32815
Resumo: The paper aims to show how the records (Ostetto, 2017) concerning emerging literacy practices obtained in the context of supervised teaching practice, with children aged 5-6 years, allowed to collect evidence about the different stages in which children were, in terms of early conceptions about written language. Based on a sample of eight children aged five and six year-old, an interview guide was selected to evaluate early conceptions about written language, from which records of children’s written productions were collected, as well as a survey about the functionalities they attributed to reading and written language. The analysis of the collected data showed that the records of written productions were decisive to the categorization of children's conceptualizations about written language providing an opportunity for the trainee teacher to appropriate some aspects of emerging literacy, a particularly relevant dimension in terms of professional teacher training in Early Childhood Education (Gimeno, 1988).
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spelling Os registos de escrita precoce de crianças de 5-6 anos: evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escritaEducação Pré-escolar; Literacia emergente; Registos pedagógicosThe paper aims to show how the records (Ostetto, 2017) concerning emerging literacy practices obtained in the context of supervised teaching practice, with children aged 5-6 years, allowed to collect evidence about the different stages in which children were, in terms of early conceptions about written language. Based on a sample of eight children aged five and six year-old, an interview guide was selected to evaluate early conceptions about written language, from which records of children’s written productions were collected, as well as a survey about the functionalities they attributed to reading and written language. The analysis of the collected data showed that the records of written productions were decisive to the categorization of children's conceptualizations about written language providing an opportunity for the trainee teacher to appropriate some aspects of emerging literacy, a particularly relevant dimension in terms of professional teacher training in Early Childhood Education (Gimeno, 1988).O artigo tem por objetivo apresentar a forma como os registos pedagógicos (Ostetto, 2017) obtidos em torno das práticas de literacia emergente desenvolvidas em contexto de prática de ensino supervisionada, junto de crianças 5-6 anos, permitiram recolher evidências sobre as diferentes fases em que as crianças se encontravam, em termos de conceções precoces sobre a linguagem escrita. Partindo de uma amostra constituída por oito crianças de uma sala de cinco e seis anos, foi selecionado um guião de entrevista para avaliação das conceções precoces sobre a linguagem escrita, que esteve na origem de registos das produções escritas das crianças, bem como do levantamento acerca das funcionalidades que estas atribuíam à leitura e à linguagem escrita. A análise dos dados recolhidos permitiu evidenciar que os registos das produções escritas foram determinantes na categorização das conceções infantis sobre a linguagem escrita, constituindo uma oportunidade para a educadora estagiária se apropriar de alguns aspetos da literacia emergente, dimensão particularmente relevante em termos da formação profissional docente na Educação Pré-escolar (Gimeno, 1988).Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.25767/se.v32i2.32815https://doi.org/10.25767/se.v32i2.32815Saber & Educar; Vol. 32 (2023)Saber e Educar; Vol. 32 (2023)Saber e Educar; Vol. 32 (2023)1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/32815https://revista.esepf.pt/article/view/32815/23688https://revista.esepf.pt/article/view/32815/23689Direitos de Autor (c) 2023 Maria Cristina Vieira da Silva, Joana Daniela Leão Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira da Silva, Maria CristinaMoreira, Joana Daniela Leão2023-12-29T08:45:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:35.233894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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