Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16190 |
Resumo: | Este trabalho procurou analisar/compreender se o aluno, que frequenta uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo de Matemática, poderia, com base numa prática letiva assente na resolução de problemas, criar e/ou utilizar estratégias de resolução que levassem à construção de conhecimento matemático e à sua efetiva utilização. Procurou, igualmente, compreender em que medida essa prática, poderia constituir um fator influente na melhoria da aprendizagem e também no sentido de influenciar a sua relação coma Matemática. As questões orientadoras do estudo foram as seguintes: a) As estratégias de resolução criadas e/ou utilizadas pelos alunos para resolverem problemas evidenciam alguma prática regular? b) As diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos na resolução de problemas permitem a construção de conhecimento matemático? c) Em que medida a prática letiva com base na resolução de problemas pode ser fator influente na melhoria da aprendizagem matemática de alunos que frequentam uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo? d) De que modo essa prática pode influenciar a relação com a Matemática de alunos inseridos numa turma onde se desenvolve um currículo alternativo? Metodologicamente, o estudo" seguiu uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, assente em dois estudos de caso qualitativo e analítico. O investigador assume os papéis de investigador-instrumento e observador-participante. Foram recolhidos dados através de entrevistas, observação direta do trabalho dos alunos e documentos escritos das resoluções dos problemas elaborados pelos alunos. “ A análise de dados permite concluir que os alunos evoluíram no que se refere à sua capacidade de resolução de problemas, observando-se uma maior facilidade na compreensão e utilização de estratégias de resolução de problemas. A autonomia e persistência dos alunos na realização deste tipo de tarefas matemáticas foram algo notório ao longo do estudo, melhorando significativamente a relação com a Matemática. Estas conclusões reforçam a ideia da importância em assumir a resolução de problemas, como uma linha de força que, “atravessando” todo o currículo, oriente a definição de objetivos, de metodologias e de conteúdos significativos. /ABSTRACT - This work tried to analise/understand whether a student, attending a class with an alternative Mathematics' curriculum, could, in a problem-solving teaching environment, create and/or use strategies that Would converge in the building of Math comprehension and its use. It seeks to understand in what way this strategy influences not only as learning’ improvement but also the students' attitude towards this subject. The study’s guiding questions were: a) Are the resolution strategies, used by the students, evidence of a standard practice? b) Do the different problem-solving strategies, .used by the students, allow the building of Mathematics' comprehension? c) In what way can a problem-solving teaching environment influence these students in -the development of Math learning skills? d) In what way can this teaching influence their attitude towards Math? Methodologically, this study has followed a qualitative and interpretative investigation approach, based on two qualitative and analytical case studies. The investigator undertook both the role of investigator-instrument and observer-participant. The information was collected through interviews, direct observation and the gathering of Students’ Works. According to the data analyzed, the students acquired new problem-solving abilities, gaining a new sense of comprehension and being able to use problem-solving strategies. It was evident throughout the study that these students became more involved with Mathematics, solving its problems with a new independent and persistent attitude. These finding-s reinforce the notion of assuming problem-solving as a guiding line .throughout Math’s curriculum, helping defining goals, methods and significant contents. |
id |
RCAP_a488ca2408add4d3ea9871aa0f3b6491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativosResolução de problemasEnsino da matemáticaInsucessoCurrículos alternativosEstratégias de resoluçãoCompetência matemáticaProblem solvingMathematics' teachingFailure learningAlternative curriculumResolution strategiesMathematical abilityEste trabalho procurou analisar/compreender se o aluno, que frequenta uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo de Matemática, poderia, com base numa prática letiva assente na resolução de problemas, criar e/ou utilizar estratégias de resolução que levassem à construção de conhecimento matemático e à sua efetiva utilização. Procurou, igualmente, compreender em que medida essa prática, poderia constituir um fator influente na melhoria da aprendizagem e também no sentido de influenciar a sua relação coma Matemática. As questões orientadoras do estudo foram as seguintes: a) As estratégias de resolução criadas e/ou utilizadas pelos alunos para resolverem problemas evidenciam alguma prática regular? b) As diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos na resolução de problemas permitem a construção de conhecimento matemático? c) Em que medida a prática letiva com base na resolução de problemas pode ser fator influente na melhoria da aprendizagem matemática de alunos que frequentam uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo? d) De que modo essa prática pode influenciar a relação com a Matemática de alunos inseridos numa turma onde se desenvolve um currículo alternativo? Metodologicamente, o estudo" seguiu uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, assente em dois estudos de caso qualitativo e analítico. O investigador assume os papéis de investigador-instrumento e observador-participante. Foram recolhidos dados através de entrevistas, observação direta do trabalho dos alunos e documentos escritos das resoluções dos problemas elaborados pelos alunos. “ A análise de dados permite concluir que os alunos evoluíram no que se refere à sua capacidade de resolução de problemas, observando-se uma maior facilidade na compreensão e utilização de estratégias de resolução de problemas. A autonomia e persistência dos alunos na realização deste tipo de tarefas matemáticas foram algo notório ao longo do estudo, melhorando significativamente a relação com a Matemática. Estas conclusões reforçam a ideia da importância em assumir a resolução de problemas, como uma linha de força que, “atravessando” todo o currículo, oriente a definição de objetivos, de metodologias e de conteúdos significativos. /ABSTRACT - This work tried to analise/understand whether a student, attending a class with an alternative Mathematics' curriculum, could, in a problem-solving teaching environment, create and/or use strategies that Would converge in the building of Math comprehension and its use. It seeks to understand in what way this strategy influences not only as learning’ improvement but also the students' attitude towards this subject. The study’s guiding questions were: a) Are the resolution strategies, used by the students, evidence of a standard practice? b) Do the different problem-solving strategies, .used by the students, allow the building of Mathematics' comprehension? c) In what way can a problem-solving teaching environment influence these students in -the development of Math learning skills? d) In what way can this teaching influence their attitude towards Math? Methodologically, this study has followed a qualitative and interpretative investigation approach, based on two qualitative and analytical case studies. The investigator undertook both the role of investigator-instrument and observer-participant. The information was collected through interviews, direct observation and the gathering of Students’ Works. According to the data analyzed, the students acquired new problem-solving abilities, gaining a new sense of comprehension and being able to use problem-solving strategies. It was evident throughout the study that these students became more involved with Mathematics, solving its problems with a new independent and persistent attitude. These finding-s reinforce the notion of assuming problem-solving as a guiding line .throughout Math’s curriculum, helping defining goals, methods and significant contents.Universidade de Évora2015-11-03T17:42:21Z2015-11-032007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16190http://hdl.handle.net/10174/16190pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676Mendes, Marco Miguel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:37.423977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
title |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
spellingShingle |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos Mendes, Marco Miguel da Silva Resolução de problemas Ensino da matemática Insucesso Currículos alternativos Estratégias de resolução Competência matemática Problem solving Mathematics' teaching Failure learning Alternative curriculum Resolution strategies Mathematical ability |
title_short |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
title_full |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
title_fullStr |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
title_sort |
Estratégias de resolução de problemas: construção de conhecimento matemático por alunos de currículos alternativos |
author |
Mendes, Marco Miguel da Silva |
author_facet |
Mendes, Marco Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marco Miguel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Ensino da matemática Insucesso Currículos alternativos Estratégias de resolução Competência matemática Problem solving Mathematics' teaching Failure learning Alternative curriculum Resolution strategies Mathematical ability |
topic |
Resolução de problemas Ensino da matemática Insucesso Currículos alternativos Estratégias de resolução Competência matemática Problem solving Mathematics' teaching Failure learning Alternative curriculum Resolution strategies Mathematical ability |
description |
Este trabalho procurou analisar/compreender se o aluno, que frequenta uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo de Matemática, poderia, com base numa prática letiva assente na resolução de problemas, criar e/ou utilizar estratégias de resolução que levassem à construção de conhecimento matemático e à sua efetiva utilização. Procurou, igualmente, compreender em que medida essa prática, poderia constituir um fator influente na melhoria da aprendizagem e também no sentido de influenciar a sua relação coma Matemática. As questões orientadoras do estudo foram as seguintes: a) As estratégias de resolução criadas e/ou utilizadas pelos alunos para resolverem problemas evidenciam alguma prática regular? b) As diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos na resolução de problemas permitem a construção de conhecimento matemático? c) Em que medida a prática letiva com base na resolução de problemas pode ser fator influente na melhoria da aprendizagem matemática de alunos que frequentam uma turma onde se desenvolve um currículo alternativo? d) De que modo essa prática pode influenciar a relação com a Matemática de alunos inseridos numa turma onde se desenvolve um currículo alternativo? Metodologicamente, o estudo" seguiu uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, assente em dois estudos de caso qualitativo e analítico. O investigador assume os papéis de investigador-instrumento e observador-participante. Foram recolhidos dados através de entrevistas, observação direta do trabalho dos alunos e documentos escritos das resoluções dos problemas elaborados pelos alunos. “ A análise de dados permite concluir que os alunos evoluíram no que se refere à sua capacidade de resolução de problemas, observando-se uma maior facilidade na compreensão e utilização de estratégias de resolução de problemas. A autonomia e persistência dos alunos na realização deste tipo de tarefas matemáticas foram algo notório ao longo do estudo, melhorando significativamente a relação com a Matemática. Estas conclusões reforçam a ideia da importância em assumir a resolução de problemas, como uma linha de força que, “atravessando” todo o currículo, oriente a definição de objetivos, de metodologias e de conteúdos significativos. /ABSTRACT - This work tried to analise/understand whether a student, attending a class with an alternative Mathematics' curriculum, could, in a problem-solving teaching environment, create and/or use strategies that Would converge in the building of Math comprehension and its use. It seeks to understand in what way this strategy influences not only as learning’ improvement but also the students' attitude towards this subject. The study’s guiding questions were: a) Are the resolution strategies, used by the students, evidence of a standard practice? b) Do the different problem-solving strategies, .used by the students, allow the building of Mathematics' comprehension? c) In what way can a problem-solving teaching environment influence these students in -the development of Math learning skills? d) In what way can this teaching influence their attitude towards Math? Methodologically, this study has followed a qualitative and interpretative investigation approach, based on two qualitative and analytical case studies. The investigator undertook both the role of investigator-instrument and observer-participant. The information was collected through interviews, direct observation and the gathering of Students’ Works. According to the data analyzed, the students acquired new problem-solving abilities, gaining a new sense of comprehension and being able to use problem-solving strategies. It was evident throughout the study that these students became more involved with Mathematics, solving its problems with a new independent and persistent attitude. These finding-s reinforce the notion of assuming problem-solving as a guiding line .throughout Math’s curriculum, helping defining goals, methods and significant contents. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2015-11-03T17:42:21Z 2015-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16190 http://hdl.handle.net/10174/16190 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep C.S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136568790745088 |